sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Passarela atingida só será liberada em 15 dias

No AMAZÔNIA:

As obras na estrutura central de sustentação da passarela da avenida Almirante Barroso, atingida na semana passada por um caminhão, começaram na madrugada de hoje. Inicialmente, serão realizados serviços de reforço e envolvimento da coluna central com colocação de concreto. O serviço preliminar não vai interferir no tráfego de veículos na avenida, portanto, o trecho entre as travessas Mariz e Barros e Timbó, onde a passarela está instalada, não será interditado. O trabalho de reforço da base central deve durar, no máximo, três dias. Ontem, o Centro de Perícia Científicas 'Renato Chaves' (CPC), divulgou o laudo técnico da perícia feita na passarela, que informou os danos estruturais causados com o choque.
Segundo o laudo, os técnicos concluíram que a passarela apresenta danos provocados por ação 'mecânica horizontal', o que coloca 'em risco a estabilidade estrutural do conjunto'. O laudo aponta ainda que a pórtico central apresenta deslocamento de aproximandamente dez centímetros. A incidência da ação mecânica sobre a passarela gerou transmissão de esforço para a coluna central, o que causou 'esmagamento do concreto por compressão na face voltada para São Brás', além de fratura superior, o concreto da escada e a cobertuda de fibra de vidro danificada, menciona a perícia.
Além do laudo da perícia técnica do CPC, a empresa de engenharia contratada pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) divulgou ontem uma minuta, com informações preliminares do laudo estrututal, contendo as recomendações para a resolução do problema. Segundo o coordenador de logística e engenharia do Detran, Luís Mário Faria, o laudo final da empresa não deve ser muito diferente do que recomenda a minuta.
O engenheiro Luís Faria afirma que após o revestimento de concreto, será necessário aguardar ainda de 5 a 7 dias para a secagem do produto. 'Para reposicionar, vamos precisar dos guindastes para realizar o serviço', disse. A previsão do Detran é que a passarela seja liberada novamente para a travessia dos pedestres no prazo de 15 dias.

Nenhum comentário: