sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Preso desmaia antes da fuga e revela túneis

No AMAZÔNIA:

A polícia encontrou, na tarde de ontem, três túneis escavados pelos detentos no interior das celas da Seccional Urbana de Icoaraci. A situação foi constatada quando um preso desmaiou e foi levado para fora da prisão por seus companheiros de cela.
De acordo com o delegado Paulo Guilherme Trindade, que coordenou a vistoria, o preso passou mal diante da pressão exercida pelos demais detentos para escavar os túneis e, ainda, pelo gás exalado da fossa, que serviria como uma das rotas de fuga dos presos do local.
No entanto, na carceragem da seccional, funcionam duas celas com capacidade total para dez presos, e era ocupada ontem por 30 homens.
O delegado Paulo Guilherme ressaltou que a vistoria de ontem se deu para prevenir fuga, como a que ocorreu ainda este mês na seccional, quando 21 presos conseguiram escapar da seccional. Seis deles foram recapturados, e a Polícia está atrás dos outros fugitivos. Na ocasião, havia 58 presos na carceragem. 'Na vistoria de hoje [ontem], constatou-se que eles haviam escavado três túneis profundos, um deles para sair na parte central do prédio da seccional e dois túneis para fora da unidade', ressaltou o delegado.
Os presos, segundo ele, usaram a estratégia de manter molhado o piso da cela com água, a fim de amolecer o local para então escavar com utensílios improvisados, como colheres e pedaços de ferro obtidos a partir das paredes. Para isso, há um dia, eles quebraram o encanamento nesta dependência do prédio da seccional.
'Um dos presos desmaiou, e acredito por que ele não suportou a pressão dos outros detentos para escavar os túneis e pelo próprio gás, mau cheiro exalado no local, porque eles bloquearam a fossa, seria utilizada como um dos túneis para a fuga', afirmou o delegado.
O preso desmaiado, que não foi identificado pelos policiais de plantão, seria encaminhado para receber atendimento médico no Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci. A vistoria de ontem começou às 17h30 e terminou às 18h15.

Nenhum comentário: