domingo, 1 de março de 2009

Reforma do Waldemar Henrique será concluída este mês


O Teatro Experimental Waldemar Henrique será entregue de cara nova neste mês de março, após a conclusão de uma reforma estrutural no espaço feita pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
Durante três meses de reparos, a estrutura do alicerce foi reforçada, o mezzanino recuperado, as cadeiras reformadas, os camarins pintados e as janelas substituídas. O sistema elétrico também passou por uma grande reforma.
A última grande reforma havia sido feita em 1997, segundo a Assessoria de Imprensa da Secult. Nela o porão foi estruturado para ser uma sala de ensaios, que passou a ter uma boa iluminação e climatização. Mas não chegou a ser utilizado. Somente em 2007 houve o retorno das reuniões da Federação Estadual de Atores, Autores e Técnicos de Teatro (Fesat) no local.
O Teatro Waldemar Henrique permite as mais diversas montagens graças ao seu salão de espetáculos para uso múltiplo. O espaço possui oito arquibancadas móveis com 20 lugares cada e mais 60 poltronas em madeira e couro. Seu palco ao nível do chão, variante do anfiteatro, é destinado ao desenvolvimento do trabalho de grupos amadores de artes cênicas- um grupo bastante expressivo em todo o Estado. O prédio é uma edificação típica da arquitetura eclética, na qual predominava o estilo art noveau, característico do início do século XX, e sua fachada possui traços neoclássicos.
O espaço foi criado oficialmente em 17 de setembro de 1979 resultado de uma grande mobilização política da classe artística, sobretudo de autores, atores e técnicos teatrais, com a reivindicação de que fosse disponibilizado um espaço alternativo, com a marca do experimentalismo, da inovação.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que bela notícia essa. E ainda dizem que a nossa nobre governadora Ana Júlia não está fazendo nada. Não tenho dúvidas que será um acontecimento a inauguração do novo Teatro Waldemar Henrique, com direito a fogos, banda de música e uma placa com o nome de todas as autoridades. Nós merecemos.
Parabéns goverandora Ana Júlia por mais essa grande obra do governo do PT. Pará, terra de direitos!

a) DSAJ