terça-feira, 31 de março de 2009

Presos queimam colchões em Americano

No AMAZÔNIA:

Homens do Batalhão de Choque tiveram que ser chamados às pressas no final da manhã de ontem ao Centro de Recuperação de Americano 3 (CRA 3), no Complexo Penitenciário de Americano, em Santa Isabel do Pará, para conter um princípio de motim. Pelo menos 20 presos se rebelaram e tocaram fogo em colchões. A situação foi contornada rapidamente, sem registro de feridos ou grandes danos materiais.
A confusão começou por volta das 11h30, quando o grupo estava sendo recolhido após o banho de sol de rotina. Cerca de 20 presos de uma das alas do CRA 3 não queriam retornar às celas e em protesto atearam o fogo nos colchões.
O superintendente do Sistema Penal, o delegado Justiniano Alves, disse que o tumulto foi considerado pequeno e resolvido rapidamente. De acordo com ele, os presos queriam ter estendido o horário do banho de sol e por isso se amotinaram e queimaram alguns colchões quando eram recolhidos de volta às celas.
Para conter os presos e garantir a volta à normalidade, o Batalhão de Choque foi chamado. Um procedimento administrativo foi instaurado para averiguar e punir o preso que incitou os demais ao princípio de motim.
Ainda de acordo com o superintendente, o incidente foi isolado e no início da tarde a situação já estava normalizada e os presos de volta às celas no CRA 3.

Nenhum comentário: