sábado, 28 de março de 2009

Festejos sob muita chuva

No AMAZÔNIA:

Um bolo gigante, azul celeste, disputado a distância desde as primeiras horas da manhã, foi a atração principal da festa de aniversário do complexo Ver-o-peso. A feira completou, anteontem, seu 382º aniversário, mas a festa só foi realizada ontem - como manda a tradição dos trabalhadores da feira em comemorar o aniversário sempre na sexta-feira seguinte à data de aniversário. Por conta de uma aposta entre os feirantes torcedores de Remo e Paysandu, o bolo deste ano teve as cores do vencedor do último Re x Pa.
Nem a chuva que caiu até o final da manhã tirou a animação dos feirantes e dos visitantes para a comemoração. Por conta dela, parte da programação prevista para ontem teve que ser adiada. Hoje, a festa continua com a oitava edição da já tradicional 'Corrida do Aniversário do Ver-o-Peso', promovida pela Associação de Feirantes e Amigos do Ver-o-Peso. Os interessados em participar da competição ainda podem se inscrever em um posto na entrada do Solar da Beira. Basta levar um quilo de alimento não-perecível.
A programação segue com a gincana entre torcedores de Remo e Paysandu, promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sejel), com uma competição de bandeiras de time e um concurso de poesia.
A programação de aniversário, organizada pela associação de feirantes e pela prefeitura de Belém, tirou da rotina a maioria dos trabalhadores do Ver-o-Peso. A Associação das Erveiras e Erveiros distribuiu os tradicionais banhos-de-cheiro para quem decidiu encarar a chuva e ir à feira, ontem, homenagear o complexo. O sacrifício de chegar mais cedo, debaixo de chuva, foi válido para quem conseguiu levar um pedaço do bolo, que demorou a madrugada inteira para ficar pronto, foi cortado pontualmente às 10 da manhã e desapareceu da mesa montada dentro do Solar em poucos segundos, para casa.
Data - O Ver-o-Peso foi fundado em 26 de março de 1688, a partir de uma solicitação da Câmara de Belém à Coroa Portuguesa. O novo entreposto comercial da cidade foi estabelecido onde já funcionava o Porto Piry desde o período da colonização. A construção do entreposto tinha o objetivo de garantir a arrecadação fiscal da primeira província portuguesa na Amazônia.
O tradicional mercado do Ver-o-Peso, conforme dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) Pará, atrai 50 mil pessoas a cada dia. Somente a venda de pescado, de acordo com a Secretaria Municipal de Economia, movimenta R$ 120 mil por semana. Ontem, a tradição de comemorar o aniversário à sexta-feira seguinte ao dia 26 por pouco não foi alterada pela chuva. A programação deste ano foi concentrada no Solar da Beira, onde foram realizadas oficinas para crianças, exposição de fotografias e apresentações culturais.

Nenhum comentário: