sexta-feira, 27 de março de 2009

Projeto Juruti Sustentável é apresentado em livro

Os caminhos estruturais para promover o desenvolvimento sustentável de Juruti estão disponíveis no livro Juruti Sustentável: Uma proposta de modelo para o desenvolvimento local. A obra foi lançada no escritório da Alcoa em Belém, como resultado da parceria entre o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVCes), o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e a Alcoa.
O livro apresenta a experiência de implementação do Projeto Juruti Sustentável desde a sua concepção, expondo orientações para a concretização de uma agenda pelo desenvolvimento local em curto, médio e longo prazos. Como se trata de experiência recente, impulsionada pela implantação do empreendimento de mineração da Alcoa em Juruti, a publicação retrata propostas, métodos e dinâmicas ainda em curso. A obra apresenta, ainda, entrevistas em profundidade com Franklin L. Feder, presidente da Alcoa América Latina e Caribe; Mario Monzoni, coordenador-geral do GVces; e Pedro Leitão, secretário-geral do Funbio. A expectativa é de que, uma vez implementado, este Projeto se configure num bem público a serviço de toda a sociedade.
De acordo com Franklin Feder, a Mina de Juruti foi idealizada para conviver em total integração com a comunidade, contando com estratégias de sustentabilidade. “Nossa intenção é fazer de Juruti o melhor projeto de mineração do mundo. Sabemos que pode ser algo inatingível, mas essa meta tem valor para nós e ajuda a mobilizar os corações e mentes dos Alcoanos”, declara o presidente da Alcoa. “A mineração no Norte do País tem experiências muito negativas. Acreditamos que, se pudermos fazer de Juruti uma referência, será bom não só para o município, como também para a região Norte, para o setor mineral, para o Brasil e também para a Alcoa”, pondera.
Essas metas da Alcoa foram traduzidas no Projeto Juruti Sustentável, que começou a ser implementado ainda em 2006, quando as obras da Mina de Juruti também se iniciaram, com as devidas licenças ambientais. Após uma série de pesquisas e discussões com uma equipe multidisciplinar, incluindo pesquisa de campo e levantamento da realidade local e regional, foi elaborado um relatório, denominado Juruti Sustentável: Diagnóstico e Recomendações, o embrião do Projeto Juruti Sustentável.

2 comentários:

Anônimo disse...

Juruti sustentável é atropelar as comunidades tradicionais, contaminar cursos d'água, instalar um feudo da Alcoa, que pelo projeto, poderá fazer o que quiser e bem entender?

Anônimo disse...

JURUTIR SUSTENTAVEL E ACABAR COM OS RECURSOS HIDRICOS QUE AINDA RESTAM. E DESTRUIR A MATA CILIAR, FAUNA E FLORA DE TODA A REGIAO