sábado, 28 de março de 2009

CNBB reage com “indignação e repulsa” a ameaças

A secretária executiva do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Orlanda Rodrigues Alves, distribuiu nota em que externa “indignação e repúdio” às ameaças sofridas pela irmã Marie Henriqueta Cavalcante, coordenadora da Comissão de Justiça de Paz deste regional.
“As ações da CNBB são pensadas a partir da Palavra de Deus e da realidade construída pelos homens. Nossa prática é pautada pelo diálogo, o respeito e, sobretudo, pelo constante testemunho, agindo pacificamente e acreditando na paz e na construção de um mundo justo e igualitário”, diz a nota, que você lê abaixo, na íntegra.

--------------------------------------

O secretariado e as pastorais sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil no Regional Norte 2 (CNBB N2) tornam pública sua indignação e repúdio em relação às ameaças sofridas por Ir. Marie Henriqueta Cavalcante, coordenadora da Comissão de Justiça de Paz deste regional.
Tornou-se notório que Irmã Henriqueta Cavalcante, à frente da CJP, e membros das pastorais sociais da CNBB N2 vêm desempenhando nestes últimos meses um papel primordial nos procedimentos de denúncia e acompanhamento das investigações de casos de abuso e exploração sexual de menores no Pará. Casos que, infelizmente, têm acontecido com participação de pessoas influentes em nossa sociedade.
Assim, nesta semana foi registrada uma ameaça, feita por telefone à coordenadora que continua atuando de modo incansável no acompanhamento da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pedofilia, instalada pela Assembléia Legislativa do Estado do Pará.
O secretariado executivo do Regional interpreta a ameaça como um ato desesperado e como uma tentativa, não apenas de atingir a coordenadora da CJP, mas sim como uma forma de calar a voz da Igreja diante da sua incessante luta pela defesa da vida.
As Pastorais Sociais e Organismos que compõem a CNBB com total apoio dos bispos sempre apoiaram todas as lutas legítimas feitas em defesa dos direitos humanos. É sabido de todos que a Igreja, seguidora e fiel às propostas de Jesus Cristo "que veio para que todos tenham vida e vida em abundância" (Jo 10,10) desempenha um papel profético na defesa e promoção da vida, denunciando toda forma de injustiça, especialmente quando ela é praticada por aqueles que deveriam lutar em favor da justiça.
As ações da CNBB são pensadas a partir da Palavra de Deus e da realidade construída pelos homens. Nossa prática é pautada pelo diálogo, o respeito e, sobretudo, pelo constante testemunho, agindo pacificamente e acreditando na paz e na construção de um mundo justo e igualitário.
A CNBB Norte 2 aproveita também para reafirmar sua opção pelos pobres, defendendo a causa daqueles que mais necessitam de justiça em nossa sociedade. Isso se configura também como uma resposta ao apelo da Conferência de Aparecida que evidencia que "Os rostos sofredores dos pobres são rostos sofredores de Cristo'" (AP 393).

Orlanda Rodrigues Alves
Secretária executiva do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

2 comentários:

Anônimo disse...

Irmão Orlanda uma sugestão para a senhora: que tal falar com o Bispo de Olinda para excomungar este pessoal ameaçador.

Anônimo disse...

O anônimo das 22:22 deve estar no mesmo endereço de onde vieram as ameaças. Querer desviar a seriedade das ameaças feitas à coordenadora da Comissão de Justiça e Paz lembrando outro fato que só denigre a sociedade não tem a menor graça.