domingo, 1 de março de 2009

MST invade fazenda de Daniel Dantas

No AMAZÔNIA:

Duzentas famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram a fazenda Espírito Santo, localizada no município de Xinguara, no interior do Estado. A propriedade pertence ao banqueiro Daniel Dantas, dono do banco Opportunity, preso em julho do ano passado durante a Operação Satiagraha, da Polícia Federal (PF), que investiga crimes financeiros e desvio de verbas públicas. A ocupação aconteceu na manhã de ontem, por volta das oito horas. A fazenda Espírito Santo faz parte do complexo do Grupo Santa Bárbara, onde outras cinco fazendas foram invadidas nesse mês de fevereiro. Políciais das delegacias próximas a região foram enviados ao local.
Segundo Viviane, uma integrante do MST, a ocupação realizada ontem está ligada à questão da invasão em julho do ano passado, da Fazenda Maria Bonita, por cerca de mil agricultores ligados ao movimento. 'No dia 5 de janeiro, houve a decisão de reintegração de posse. Ou seja, o processo de negociação não avançou. As famílias que agora estão no Espírito Santo não pertencem ao grupo que ocupou Maria Bonita, mas uma coisa está ligada a outra.'
No mês de fevereiro deste ano, cinco fazendas, também da Agropecuária Santa Bárbara Xinguara, no interior do Pará foram invadidas. Na ocasião, a Delegacia de Conflitos Agrários de Marabá, através do seu titular, delegado Alberone Lobato, foi acionada para averiguar uma situação de conflitos agrários na fazenda Espírito, ocupada ontem. A fazenda havia sido invadida por trabalhadores rurais integrantes da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetrafi), que vieram dos municípios de São Geraldo, Piçarra e Xinguara.

Nenhum comentário: