sexta-feira, 6 de março de 2009

Kit escolar: o papel das agências contratadas pela Secom

De um Anônimo sobre a postagem Kit escolar: “Eu fiz”, confessa o governo. E fez mal:

A nota do governo do Estado confessa que contratou via Seduc cinco agências de publicidade para compra de mochila e agenda. Vá lá conferir no contrato assinado entre agências e a Secretaria de Comunicação, que é público, onde está bem claro no objetivo do contrato a contratação de ações relacionadas a comunicação, o que, é claro, não está contemplado quando desvia para compra de agendas e mochilas.
Além disso, se o contrato foi feito e assinado com a Secom, com recursos orçamentários aprovados pela Assembléia Legislativa, esses recursos só podem ser aplicados em comunicação e contratados pela própria Secretaria de Comunicação.
Nesse caso, em nenhuma hipótese, pode outra secretaria, muito menos a Seduc, contratar direto uma agência de publicidade, como foi o caso da Double M, conforme as notas fiscais da gráfica Santa Marta já divulgadas aqui no blog.
Portanto, meu caro, estamos diante do maior crime já confessado em nota pública por um governo, na compra de quase R$ 30 milhões de reais , sem licitação e de maneira completamente irregular. Não é pouco dinheiro: R$ 30 milhões é muito dinheiro em qualquer lugar do mundo. Por falar nisso, de quanto é o orçamento do Estado neste ano para gastar em publicidade? Será que passa dos R$ 30 milhões?
Agora, chegou a vez da Justiça. Se é que ela chega pra ter a vez.

6 comentários:

Anônimo disse...

Agora me confundi.
Mas o problema não está nos kits completos (mochilas e uniformes). Está "somente" nas agendas, feitas pela gráfica Santa Marta, não é isso? É isso que tenho lido aqui.

Elas não custaram R$ 30 milhões... Pela nota que li no Quinta, os kits completos custaram isso. As agendas devem ter custado bem menos.

Temos que criticar, mas avaliando direito, né!

Não me confunda!

Anônimo disse...

Yes, nós temos um Marcos Valério.

Anônimo disse...

o COMNENTÁRIO PUBLICADO É ABSOLUTAMENTE EQUIVOCADO :

1. A licitação pronmovida pelo |Estado tem um objeto amplo, envolvendo não apenas publicidade estrito senso , mas inclui ainda desde ações de pesquisa a produção de materiais promocionais, isto está expresso no edital e minuta do contrato que vem anexa a este.

2. A licitação não foi feita para a SECOM mas para toda a admnistração direta e indireta, como aliás também está no edital da licitação;

3.Nao ha assim ilegalidade alguma de alguma secretaria recorrer a qualquer das agências e mesmo a mais de uma para contratar a produção de qualquer material promocional - e agendas e mochilas não são materiais didáticos;

4.Conforme a nota da seduc AS MOCHILAS CUSTARAM CERCA DE 15 REAIS a unidade, preço pelo qual nem em camelô se compra material semelhante, o que dá bem a entender que não houve qualquer superfaturamento na aquisição dos materiais, fato aliás esquecido em todos comentários sobre os kits.

5. O governo pode gastar até 1% do orçamento em publicidade, o que hoje dá praticamente 100 milhões de reais. Note-se que notoriamente os gastos com publicidade nos dois primeiros anos do atual governo não chegavam nem a metade do máximno possível em cada ano, sendo esta provavelmente a gestão que menos realizou gastos com publicidade nos últimos 15 anos no Estado.

Anônimo disse...

Não caberia uma cpi(zza)neste caso ?

Anônimo disse...

Ei COMPANHEIRO das 17:09 vc tem absoluta certeza que está gestão é a que menos realizou gastos com publicidade nos últims 15 anos, no Estado?
Fala sério, mais um petista com discurso ensaiado pra tentar aplicar 171 na gente, ninguém merece.
Por favor, informe-se direitinho COMPANHEIRO antes de vir aqui tentar enrrolar as pessoas e garantir seu DAS!

Anônimo disse...

Ei, anônimo desinformado das 17:09: é certo que qualquer secretaria de Estado pode solicitar serviços das agências licitadas no que se refere a comunicação, mas precisamente propaganda. Mas é certo também que nenhuma secretaria pode pagar pelo serviço, a não ser a secretaria de Comunicação. Como você citou o edital de licitação e o contrato que vem anexo, faça-me o favor de ler direitinho que você vai encontrar tim-tim-por-tim a respeito desse assunto.
Quanto aos gastos do governo com propaganda , nunca, em toda a história, um governo gastou tanto. É só conferir com os dois balanços já publicados, isso sem falar nos 30 milhões de reais desses kits , que o governo quer porque quer transformar em gasto de propaganda.

O resto é confissão de culpa,a se basear pela nota oficial do governo do Estado.