sábado, 24 de janeiro de 2009

UGT coordena programação no FMS em defesa do trabalhador

O presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah (na foto), chega na próxima segunda-feira a Belém, para participar do Fórum Social Mundial. Ele comandará uma intensa programação voltada a assuntos de interesse dos trabalhadores, tanto no campo do trabalho como no social.
Ao lado do presidente estadual da UGT, José Francisco Pereira, e de cerca de 1.500 trabalhadores ligados à central sindical, Patah lançará na próxima terça, 27, às 9h, no centro cultural Palácio dos Bares, no bairro da Condor, um documento que vai apontar o papel do movimento sindical frente à crise econômica financeira. Ele também profere palestra sobre os desafios dos trabalhadores diante do problema.
A programação além de integrar o Fórum Social Mundial, faz parte da plenária nacional da UGT, que reúne trabalhadores de todos os estados brasileiros. Na seqüência das palestras, o coordenador do técnico do Dieese, em Belém, Roberto Sena fala sobre empregabilidade infantil no Pará, a crise econômica e os reflexos na economia regional. Após isso, a desembargadora Francisca Formigosa aborda o desafio da justiça trabalhista na construção de um judiciário cidadão.
Em seguida, os trabalhadores se concentram, na praça Princesa Isabel, para dar início à marcha de protesto que irá culminar com a grande marcha do Fórum Social Mundial, que sairá da escadinha do cais do porto no final da tarde. O horário de saída da marcha dos trabalhadores está marcado para as 14 horas. A iniciativa é para mostrar à sociedade que a central sindical é contra as demissões de trabalhadores e a todas as propostas que apontem para a redução de salários e retirada de direitos trabalhistas como alternativa para manter os empregos na crise.

Comerciários
No dia 28, outro evento dá seqüência à programação iniciada na terça-feira: é o Seminário Nacional dos Comerciários, que vai reunir trabalhadores específicos desse setor, no Belém Soft Hotel, no bairro de Nazaré. Nos dias 29, 30 e 31, a UGT leva a sua programação para a "Tenda Mundo do Trabalho" dentro da Universidade Federal do Pará, sede do FSM.
No dia 29, às 09 horas, a palestra será sobre Sindicalismo e Direitos Humanos na Amazônia, proferida pelo chefe do Ministério Público do Trabalho do Pará, José Cláudio Filho. No dia, 30, às 14 horas, será realizada um mesa de diálogos em que o palestrante será o reitor da Universidade Federal do Pará, Alex Fiúza de Melo, que fala sobre Desenvolvimento, Sustentabilidade e o papel da Educação.
A participação da UGT no Fórum se encerra no dia 31, com um Seminário, que promete ser um dos mais concorridos do evento. O tema é o "Enfrentamento às Violências Sexuais Contra Crianças e Adolescentes", com a participação do bispo do Marajó, José Luiz Ascona; do relator da CPI da Pedofilia na Assembléia Legislativa do Pará, deputado Arnaldo Jordy (PPS) e a Oficial de Comunicação do Unicef/Belém, Ida Oliveira. Eles vão traçar um diagnóstico dos casos de violência contra adolescentes na Amazônia.

Fonte: Assessoria de Imprensa da UGT-Pará

Nenhum comentário: