terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Mais uma placa do projeto Belém da Memória é inaugurada

No AMAZÔNIA:

A Universidade da Amazônia (Unama), em parceria com o Hilton Hotel Belém, inaugurou ontem mais uma placa do projeto Belém da Memória. A inauguração, que aconteceu nas dependências do Hilton, faz parte das homenagens da Unama aos 393 anos da cidade de Belém, comemorados ontem. A nova placa traz uma carta do poeta e escritor Modernista Mário de Andrade, 'Carta a Manuel Bandeira durante a histórica viagem à Amazônia em 1927', ilustrada com imagem do Grande Hotel, de autoria de José Fernandes.
O projeto 'Belém da Memória' presta homenagem ao patrimônio cultural e arquitetônico da cidade com placas que retratam imagens dos monumentos em conjunto com textos extraídos das obras de alguns escritores brasileiros que tiveram Belém como musa inspiradora. De acordo com a arte-educadora responsável pelo projeto, Jonise Nunes, o projeto objetiva celebrar o patrimônio arquitetônico da cidade através do olhar e da literatura. 'É um projeto muito importante, pois sensibilizar a população paraense para uma parte da história que tem uma significação muito grande, que é o período de 1890 a 1920. O projeto visa incentivar a população a preservar nosso patrimônio histórico, além de servir como sinalização para rotas de turismo', afirmou Jonise. Para o reitor da Unama, professor Édson Franco, o Belém da Memória é um resgate da cultura e da história da cidade. '
Uma performance lítero-musical do Coro Cênico da Unama fez uma apresentação em homenagem ao aniversário de Belém. Após o descerramento da placa foi aberta a exposição de réplicas de quarenta e três cartazes do projeto.

Nenhum comentário: