terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Dia de Reis marca encerramento das comemorações natalinas

No AMAZÔNIA:

Os cristãos comemoram até a data de hoje o Dia de Reis. É a hora de desarmar as árvores de Natal, mas de dar prosseguimento ao papel missionário que foi atribuído aos três pastores que encontraram Jesus na manjedoura.
O Dia de Reis é comemorado entre os dias 2 e 6 de janeiro. Se há um domingo dentro desse período, ele acaba sendo escolhido para a celebração nas igrejas. Foi assim este ano.
Durante as celebrações, foi comentada a passagem bíblica que narra o momento em que os pastores seguem a estrela que os leva até o local onde Jesus nasceu. O pároco da paróquia de São Jorge, na Marambaia, padre Enésio Silva, explica que os magos eram pagãos, mas acreditaram no sinal representado pela estrela guia.
Quando o encontraram, o adoraram e ofereceram-lhe presentes: ouro, mirra e insenso. O primeiro é uma referência ao papel de Rei que Jesus passaria a ocupar. O segundo e o terceiro representam a divindade e a humanidade presentes em Cristo, respectivamente.
Padre Enésio comenta que as figuras dos pastores são, hoje, exemplos da acolhida a Jesus e do papel de missionários assumido a partir dali.
'Eles viram a luz (representada pela estrela) e não ficaram com ela para si. Nós, como missionários, devemos propagar essa luz que é Cristo', diz.
No Brasil, alguns Estados como Pernambuco, São Paulo e Minas Gerais tornam a celebração ainda mais popular com as 'Folias de Reis', momento em que grupos de cantadores batem às portas das casas para se apresentar e pedir uma oferenda.

Nenhum comentário: