quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Campina registrou mais de cinco mil crimes

No AMAZÔNIA:

Os números que apontam o bairro da Campina, no centro de Belém, como um dos mais violentos da Região Metropolitana, dividiu opiniões entre os moradores. 'Aqui acontecem assaltos como em qualquer outro lugar, mas acredito que tem bairros muito mais violentos que o nosso', afirmou o comerciante Vicente Fonseca, que mora e trabalho no local há 10 anos e garante nunca ter sido assaltado. Mas, pelos dados do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), ele é um dos poucos.
A relação entre ocorrências policiais e o número de habitantes foi considerada muito alta pela Segup. De janeiro a dezembro de 2008, segundo a Segup, houve 5.046 ocorrências policiais na Campina - e o bairro tem cerca de seis mil habitantes.
Para Zenilda Marcelino, que vive com a mãe e duas filhas, a violência tem aumentado. Mesmo sem ter sido assaltada, ela conta que já ouviu relatos de diversas vítimas. 'A gente escuta o pessoal falando e já começa a se prevenir porque mais cedo ou mais tarde pode acontecer com a gente'.
O medo da violência fez com que o comerciante Rubens Fernandes colocasse grade em toda a loja. As portas, agora, só ficam totalmente abertas em horário de maior movimento. 'Quando a movimentação começa a diminuir, perto do horário do almoço, a gente deixa tudo na grade', contou. Ele foi assaltado uma vez, mas em outro bairro. 'A verdade é que não tem mais nenhum lugar seguro. A gente tem que tomar cuidado e pedir proteção a Deus.'

Nenhum comentário: