terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Balsas encalham duas vezes

No AMAZÔNIA:

Uma balsa com 141 passageiros encalhou ontem de manhã em um banco de areia próximo à ilha de Tatuoca, em Mosqueiro. A embarcação Domingos Acatauassu Nunes tinha saído do distrito de Icoaraci com destino a Camará, no Marajó, às 6h30, e duas horas depois ficou presa no rio Pará. Foi preciso esperar a maré encher e retornar a Icoaraci, pois o fundo da embarcação teria apresentado problemas.
Por volta das 18 horas, os passageiros finalmente trocaram de balsa e seguiram viagem, mas a embarcação encalhou novamente, cerca de duas horas depois, praticamente no mesmo local onde a outra havia ficado parada pela manhã. Além dos tripulantes e passageiros, 36 veículos e 7 motos também estavam na balsa. Segundo Manoel Carneiro, do departamento de navegação da empresa responsável pela embarcação, a lotação do transporte era de 442 pessoas.
Pela manhã, segundo informações, a balsa ficou presa em uma área de areia com pedregulhos. O comandante da embarcação, Acelino Costa, teve que esperar a maré encher para que ela pudesse flutuar e seguir viagem, o que aconteceu por volta das 15h30.
'A medida foi para evitar maiores danos na balsa, que ficou presa pela popa - parte de trás da embarcação', disse Manoel Carneiro. Entretanto, segundo informações, não foi possível seguir para Camará, pois o fundo da embarcação teria ficado danificado. Por isso, a balsa retornou ao seu ponto de partida, e os passageiros foram para outra. Esta segunda saiu às 18 horas, com outro comandante.
De acordo com o passageiro Paulo, menos de duas horas depois a embarcação encalhou novamente em um banco de areia.'Estamos encalhados praticamente no mesmo lugar onde ficamos de manhã, apenas um pouco mais à frente', informou, em contato com a redação do jornal.
Segundo ele, todos os passageiros estavam com fome, pois começaram a 'jornada' às 6h30 e ainda não tinham conseguido chegar a Camará (ponto de partida para Salvaterra, Soure, etc). 'Ninguém almoçou ainda, a empresa não forneceu alimentação para ninguém. E mais uma vez não sabemos que horas iremos sair daqui', reclamou.
O passageiro disse, às 21h15, que a embarcação estava completamente parada, com os motores desligados, e acredita-se que seria possível esperar a maré encher novamente para seguir viagem, o que poderia ocorrer apenas durante a madrugada. O local onde a balsa encalhou fica na área em frente ao Distrito de Mosqueiro.
Na noite de ontem, responsáveis pela embarcação não foram localizados para falar sobre o assunto. A reportagem entrou em contato com a Capitania dos Portos, e recebeu a informação que todas as medidas estavam sendo tomadas para resolver o problema, mas ninguém se pronunciou oficialmente.
Pela manhã, a informação era que o motivo do encalhe foi a retirada de uma bóia que sinalizava que naquele local havia um banco de areia. Entretanto, à noite o problema se repetiu, praticamente no mesmo local, já com outro comandante, que não teve o nome divulgado pela empresa.
Segundo o soldado Eber Bessa, do Corpo de Bombeiros de Mosqueiro, como a embarcação não oferecia risco de naufrágio, os passageiros aguardaram a maré encher dentro da balsa Domingos Acatauassú Nunes, de manhã. 'A balsa ficou presa por piçarra e pedregulho. E, para evitar possíveis danos a embarcação, decidimos não tentar desencalhar a balsa. O resgate, no entanto, é de responsabilidade da empresa de navegação', informou.

Nenhum comentário: