quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

As torpezas pela internet

A internet é um mundo.
Pode ser um mundo construtivo.
Mas também pode ser um mundo que se abre para inescrupulosos protagonizarem suas torpezas.
Ontem à noite, o poster recebeu um telefonema.
Quem falava era Fernanda Leça Pauleiro.
Ligava de cidade do interior de São Paulo, informando que um inescrupuloso – ou inescrupulosa - passou aqui pelo blog, em março do ano passado, e deixou um comentário torpe sobre ela.
E a torpeza ficou ainda mais configurada porque o comentário deixado pelo Anônimo não tinha nenhuma, não tinha a mais remota relação com o tema da postagem em cuja caixinha foi deixado.
O poster, na pressa de mediar muitos comentarios, inadvertidamente autorizou a divulgação do comentário e concorreu, ainda que de forma involuntária, para disseminar a torpeza que só recentemente foi descoberta por Fernanda.
O comentário torpe já foi, é claro, excluído pelo blog no início desta madrugada.
Além do pedido de desculpas que já lhe fez por telefone, o poster reforça aqui o pedido de desculpas a Fernanda.
Ao que tudo indica, ela tem meios de descobrir o autor – ou autora – da torpeza.
Tomara que Fernanda descubra.
Se descobrir, estará contribuindo para fazer da internet – e nela, os blogs –um mundo construtivo, e não um mundo que se presta à tentativa de destruir reputações.

Um comentário:

Yúdice Andrade disse...

Penso que nós, que usamos a Internet para disseminar informação ou opinião, devíamos nos unir em torno do desenvolvimento de tecnologias acessíveis e eficazes para rastrear esses psicopatas, saneando o mundo virtual de seus abusos, protegendo a dignidade das pessoas de bem e resguardando a nós mesmos de questionamentos posteriores, sobretudo de co-responsabilidade.