quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Jader a Puty: “O governo está investindo no Duciomar”

Estava até demorando, mas aconteceu.
Estava até demorando o PMDB e o seio, o núcleo do poder petista mostrarem, digamos, como andam seus ânimos e suas disposições por conta da disputa eleitoral em Belém.
Estava até demorando, mas aconteceu.
E ainda vai acontecer muito mais, certamente.
Aconteceu no último final de semana.
O deputado federal Jader Barbalho, presidente regional do PMDB, encontrou-se com o todo-poderoso, Cláudio Puty, chefe da Casa Civil do governo Ana Júlia.
Frente a frente, portanto, Jader e Ana Júlia.
Sim, os dois.
Porque, no encontro, Jader era Jader, mas Puty era Ana Júlia - ele representava a governadora, era o seu alter ego, aquele que fala por ela.

“Não subestime minha experiência”
Puty, segundo informação que o blog obteve, preparava o terreno para os cargos que serão ocupados por integrantes da Democracia Socialista (DS) – a maior do PT e à qual pertence a governadora Ana Júlia - num hipotético governo Priante, caso o candidato peemedebista seja eleito prefeito de Belém no próximo domingo.
Puty discorria sobre o engajamento da DS na campanha de Priante, quando ouviu de Jader, ipsis literis, o seguinte:
- Olha, rapaz, sei que tu és inteligente, tens até universidade, mas não subestime minha experiência. Sei que o comando do governo está investindo no Duciomar.
Duciomar você sabe quem é, não?
Pois é.
Nem seria nem necessário Jader Barbalho ter a experiência que tem na política para perceber, pressentir e constatar o óbvio: que o governo Ana Júlia – no seu seio, no seu âmago, no seu centro, no seu núcleo - jamais iria para as esquinas de Belém desfraldar bandeiras e bandeirolas da campanha de Priante, em obediência à deliberação formal do PT em apoio ao candidato peemedebista.

O PT é uma coisa, o governo é outra
Porque, para um petista, vale o sábio, sapientíssimo ensinamento daquele filósofo: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Converse com um petista. Lá pelas tantas, ele vai dizer a você o seguinte: o governo é uma coisa, o PT é outra. O partido é uma coisa, o governo é outra.
Nem sempre é. Mas muitas vezes é mesmo.
Ana Júlia, ao anunciar-se neutra– supostamente neutra – neste segundo turno que está chegando ao fim, não pretendeu manter uma postura de magistrada coisíssima nenhuma. Não pretendeu respeitas aliados da base coisíssima nenhuma.
Isso é conversa fiada, na qual não acreditam nem o experiente deputado Jader Barbalho, nem os que não são experiente na política como ele é.
Ana Júlia, ao anunciar-se neutra, pretende ser apenas Ana Júlia.
Ela é governadora do Pará. Eleita, portanto.
Governadora como é, quer eleger-se de novo, em 2010.
Sabe que, atirando-se de corpo, alma, coração e discurso nos braços do PMDB de Jader, terá dificuldades mais à frente, num horizonte muito próximo.
Sabe a governadora que empenhar-se para a eleição de Priante significará fortalecer ainda mais o próprio Jader e, por extensão, o PMDB, partido que fez o maior número de prefeitos no Pará, nas eleições de 5 de outubro passado.

O cacife do PMDB para 2010
O PMDB, com a Prefeitura de Belém sob o comando de Priante, com a Prefeitura de Ananindeua sob o comando do reeleito Jader Barbalho e com o próprio Jader na condição de timoneiro, de liderança maior da agremiação no Pará, dificilmente irá se acomodar ao papel de coadjuvante do PT na eleição de 2010.
E ninguém esqueça que, em 2010, o próprio PMDB, nacionalmente, dificilmente abrirá mão de candidatura própria a presidente da República, porque em todo o País também foi o partido que mais elegeu prefeitos.
Esse cenário favoreceria uma candidatura de Jader ou ao Senado, ou ao governo do Estado.
Não espere, evidentemente, que o dr. Puty convoque uma rede regional de rádio e televisão para fazer uma declaração do tipo:
- Senhoras e senhores, o governo do Estado apóia a candidatura do prefeito Duciomar Costa à reeleição a prefeito de Belém.
Não espere, evidentemente, que Sua Excelência, a governadora, convoque uma entrevista coletiva para anunciar:
- Digam ao povo que eu apoiarei Duciomar Costa.
Não espere isso, não.
Mas, tenha certeza: Ana Júlia, Puty e todos os que estão no seio, no núcleo, no centro, no âmago do poder estadual são amarelinhos desde criancinhas. Podem até não mover uma palha para reelegê-lo, mas torcem todo dia, o dia todo, para que Duciomar vença Priante no próximo domingo.
Se disserem que não, estarão mentindo.
Além disso, estarão subestimando.
Estarão subestimando a experiência do deputado Jader Barbalho e a inteligência dos eleitores.
E estarão, além disso, ofendendo o bom senso e a lógica.
Ou não?

7 comentários:

Anônimo disse...

Vamos aos fatos. Jader quer retornar ao senado, Duciomar quer ser governador e Ana quer a reeleição.
O que Ana não vê é que Dudu É candidato ao Governo, ganhando ou perdendo, e se ganhar Anivaldo Vale VAI ficar no lugar dele.
E Jader quer é a vaga de vice de Ana.
O Governo do estado, o PMDB QUER SIM. Mas depois, na próxima eleição, tendo o PT como vice e Helder na cabeça.
O resto, é papo furado.

Anônimo disse...

Jáder irá engolir Ana Júlia nas próximas eleições para o Executivo estadual, certamente com a candidatura de Elder.

O que Jáder deve ter cobrado de Puty foi o mesmo que Almir cobrou do Jatene e não obteve: apoio explícito e real, ou seja, da máquina administrativa e financeiro.

O resto, como disse o blog, é substimar Jáder.

Quanto aos eleitores, observe nas esquinas de Belém e veja como é fácil manipulá-los.

A política não é péssima, como disse a quase-finada-marta-sai-daqui, péssimos são os a que fazem.

Anônimo disse...

Pertinente, correto e completo.
Agora, esperemos os "companheiros" se explicarem (ou tentar).
Taí o porque do Pirante ter estado tão, digamos, abalado últimamente.

Anônimo disse...

Paulo,
Leiam seio, âmago etc do governo como sinônimo de DEMOCRACIA SOCIALISTA. O resto do PT torce e apoia o Priante

Anônimo disse...

Vigilante diz - Papai Jáder e mamãe Elcione estão felizes. Priante perdendo Belém saí de cena política e o filhinho Hélder entra para aspirar o poder no futuro e a família caminha unida (pelo menos nos corredores partidários) e afasta o indigesto Priante. É pagar para ver.

Anônimo disse...

HELDER AINDA NÃO TERÁ IDADE ´PARA SER CANDIDATO A GOVERNADOR EM 2010....

Anônimo disse...

O PT rachou essa semana com a decisão inédita da DS(democracia socialista), tendencia interna do PT da qual faz parte a governadora Ana Julia e a maioria dos secretarios de estado que são do PT.

Falando em nome da DS, Claudio Puty(casa-civil), Edilza Fontes(Escola de governo), os irmãos Marcilio monteiro(projetos estratégicos) e Maurilio Monteiro(ciência e tecnologia), estão orientando integrantes do governo e lideranças de base da DS à votarem e pedirem voto para Duciomar Costa e quem não quiser, que opti pela neutralidade na disputa, como fez a governadora.



Segundo esses militantes da DS, Claudio Puty(casa-civil) tem dito que votar em Priante no atual momento é fortalcer não somente um partido(no caso, o PMDB), e sim uma familia(no caso, a Barbalho), e um unico grupo de comunicação. Tem explicado que a vitoria de Priante, é a vitoria de Jader Barbalho, que de fato iria mandar na prefeitura, e mais, seria fazer refem, o povo do Pará, o PT e a Governadora Ana Julia, dos mandos e desmandos dessa familia.



Sabendo disso, o antigo Campo Majoritario do PT resolveu agir, comandado pelo deputado Federal Paulo Rocha, o Campo majoritario é a união de varias tendencias internas do PT que tem como seus representantes no Pará, 5(cinco) dos 6(seis) deputados estaduais petistas( Regina barata é independente, porem esta insatisfeita com os rumos do governo) os 3(tres) deputados federais do PT, aproximadamente 150 dos 176 vereadores eleitos pelo PT paraense, 22 dos 27 prefeitos eleitos pelo PT no Pará, proporcionalmente falando, é como se Paulo Rocha tivesse controle de 75% a 80% do PT-Pará.



O que lhe da ampla vantagem para disputar em 2009 o PED-PT, que é o Programa de Eleições Diretas do PT, para não ficar mais atras nessa disputa, a DS resolveu se organizar e ir a campo filiar mais de 20.000 novos militantes para o PT, pra dessa forma buscar vencer o campo Majoritario.



Com o apoio do deputado Jader Barbalho, Paulo Rocha resolveu fazer uma manobra arriscada em termos politicos, alem de ganhar o PED-PT/2009.

Paulo Rocha vai propor previas em 2010 para a escolha dos candidatos petistas ao governo e ao senado, caso os indices de aprovação do governo Ana Julia continuem baixos. A manobra é arriscada, mas o inquilino do poder( Jader Barbalho ) deu seu aval para Paulo Rocha começar a operar tal manobra.



Muitos petistas estão encarando essa proposta como uma verdadeira imposição de Jader Barbalho para continuar a aliança em 2010, outros tratam o assunto como se fosse uma verdadeira intervenção dos Barbalhos em assuntos de consumo interno do PT, o que tem feito tremer essa famosa aliança politica.



A proposta de Jader Barbalho caso Priante saia vitorioso, é que Maria do carmo deixe a prefeitura de Santarem para disputar o governo do estado pelo PT com um vice do PMDB, deixando assim a prefeitura de Santarem para o PMDB.

Segundo ele, Maria do Carmo contaria com as 38 prefeituras ganhas pelo PMDB, entre elas, Belém, Ananindeua e Santarem.

Ja para o senado, os candidatos seriam ele mesmo mais o Deputado Paulo Rocha, ou seja a verdadeira aliança que Jader quer é pelo poder.



Quanto a Ana Julia, os planos para a governadora é que ela seria uma boa puxadora de votos para a camara de deputados, sendo provavelmente a mais votada do Pará, puxaria no minimo mais dois deputados alem dos tres existentes.


Agora é como dizem alguns petistas historicos, só falta combinar com os Russos!