quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Itaituba em alerta com a violência gerada por armas de fogo

No AMAZÔNIA:

Segundo dados de autoridades policiais do município, é crescente o número de armas de fogo nas mãos da população. Somente no último final de semana, três pessoas foram presas em flagrante usando arma desse tipo. Nos últimos dias, a polícia registrou várias ocorrências envolvendo adolescentes que, de posse de arma de fogo, estão assaltando e praticando diversos outros crimes.
De acordo com a constatação, a situação fica mais preocupante porque os cidadãos nem sequer se preocupam em esconder a posse dessas armas. Em locais de grande fluxo de pessoas, é comum ver adultos carregando armamento. 'Estamos aumentando as rondas em bairros de maior incidência de violência e também em bares e festas. Mas realmente está crescendo muito o número de pessoas armadas', admitiu uma autoridade policial de Itaituba, que não quis ter o nome revelado.
Segundo a fonte, o aumento do tráfico de drogas pode ter contribuído para a disseminação da violência no município. 'Temos buscando coibir o tráfico de drogas, mas sabemos que esse é um trabalho mais lento. Os traficantes têm se alastrado no município. Talvez por isso também as pessoas estejam se armando para assaltar', relatou.
Ainda de acordo com a fonte, a média de apreensões de armas de fogo em poder de assaltantes chega a 5 por semana. Na segunda-feira (27), o funcionário público Norton Yan da Silva foi preso em flagrante portando ilegalmente um revólver Taurus, calibre 38, no banco traseiro de seu automóvel, enquanto bebia no bar Bat’papos, localizado no quilômetro 2 da rodovia Transamazônica. A polícia Militar chegou até o acusado por meio de denúncia anônima. Norton foi preso em flagrante e conduzido ao xadrez da 19ª seccional da Itaituba. A fiança para esse tipo de crime varia entre um e cinco salários mínimos.
'Estamos estudando ações mais contundentes para frear essa onda de criminalidade. Nos últimos meses aumentaram o número de assaltos à mão armada. Percebe-se que há muitos jovens envolvidos com o crime', finalizou a fonte.

Nenhum comentário: