quarta-feira, 17 de agosto de 2011

OAB decide e reduz as labaredas. Mas não as extingue.

Então, é assim.
Entre mortos e feridos, salvaram-se todos.
E o Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará, ao contrário da sessão do dia 2, em que decidiu nada decidir, enfim chegou, na reunião de ontem, a uma decisão.
Por unanimidade, os conselheiros decretaram a nulidade do negócio que envolveu a venda de um terreno de 1 mil metros quadrados da Subseção de Altamira para o advogado Robério D'Oliveira, por R$ 301 mil.
Com o desfazimento da operação, que, aliás, foi solicitado formalmente pelo próprio Robério, em expediente protocolado na Ordem, no início do mês passado, o dinheiro que ele depositou lhe será integralmente devolvido, conforme aprovado pelos conselheiros, também à unanimidade.
E quanto às atas, as polêmicas, turbulentas atas de sessões do mês de junho passado, que deliberaram sobre a venda do imóvel?
Foram aprovadas, igualmente.
À unanimidade.
Sem que ninguém tugisse nem mugisse.
E agora?
Essa perguntinha - "E agora?" - é a mesma que Ribentropp, o ministro das Relações Exterior do Reich nazista, fez a Hitler, o Füher, assim que este recebeu do próprio Ribentropp a informação de que a Inglaterra, temida pela Alemanha, entrara na Segunda Guerra Mundial.
A OAB do Pará não tem nenhum Hitler por lá.
Por lá, não se trava uma guerra das dimensões de uma mundial. Longe disso.
Mas que se trava uma guerra - guerrinha que seja -, isso é fato.
Contra fatos, ninguém deve brigar.
Nem conselheiros da OAB?
Nem eles.
E as conjuminâncias, digamos assim, tomadas na sessão de ontem não servirão para desanuviar o clima.
Ao contrário, as pendências vão continuar.
Há um inquérito rolando na Polícia Federal, para apurar a falsificação da assinatura de ninguém menos do vice-presidente da Ordem, Evaldo Pinto.
E o próprio Conselho Federal da entidade ainda está por anunciar o relatório da sindicância instaurada para apurar esse angu todo.
Até que esses dois procedimentos se encerrem, as chamas na OAB continuarão acesas.
Talvez já não sejam mais labaredas.
Mas continuarão acesas.

17 comentários:

Anônimo disse...

o conselho decidiu UNANIMEMENTE que o negócio era nulo; então, reconheceu a ilicitude do negócio. toma-te Presidente!
Pode ficar desconfiado mesmo...
A intervenção tá saindo do forno

Anônimo disse...

Todos qurem pizza, mas não terão!
A nulidade da votação sem quórum agrava a situação! Todo era nulo!

Anônimo disse...

Os advogados de Altamira estão decepcionados com os conselheiros federais do Pará. Acham que eles estão se lixando para eles. O pedido de intervenção não anda e os conselheiros sequer manifestaram apoio ao pedido.

Anônimo disse...

Tem razão os advogados de Altamira. Enquanto os de Belém ensaiam um acordão horroroso, os de Altamira ficam falando sozinhos sobre a ilegalidade do negócio. Ainda bem que existe o Cons. Federal e a Polícia Federal.

Anônimo disse...

A terceirização de assinaturas na OAB fez escola na Assembléia Legislativa e até no Judiciário onde os votos de juízes e desembargadores estão sendo escritos por assessores e estagiários, conforme denuncia um advogado nos jornais de hoje... Bons tempos aqueles em que a fidelidade da palavra empenhada era atestada só com um fio de bigode!!!

Anônimo disse...

Ao terminar a sessão, testemunhei, inclusive, que o presidente Jarbas foi cumprimentado pessoalmente pelos conselheiros. É fato reconhecido que a atual gestão da OAB-PA é exemplar em transparência, inclusive em relação a esse caso (basta consultar o site www.oabpa.org.br), é exemplar em defesa das prerrogativas profissionais dos advogados, é exemplar na defesa do Estado Democrático de Direito, inclusive, contra figuras carimbadas da política paraense que comandam a corrupção no Pará (vide o caso ALEPA).Ao terminar a sessão, testemunhei, inclusive, que o presidente Jarbas foi cumprimentado pessoalmente pelos conselheiros.

Anônimo disse...

Ô das 11:10, esse texto faz mal pra diabético, sumano.
Aja açucar...

Anônimo disse...

Bom dia, meu nome é Antônio Carlos.
Gostaria de saber o que os advogados inteligentes estão achando dessa sessão do conselho. Sinceramente, nada entendi... Os dois lados cantam vitória? Como assim?

Anônimo disse...

O primeiro anônimo tem razão.
Se a anulação foi unânime, é porque a ilicitude foi amplamente reconhecida. Até o Presidente teve que reconhecer a ilicitude e a ilegalidade. E reconheceu ainda que não havia quórum para aprovar nada, nem o início da venda.

Anônimo disse...

Antônio Carlos, os advogados minimamente inteligentes estão sentindo o cheiro da pizza no ar.
Mas os dois grupos estão ferrados para sempre, porque ninguém confia mais neles. Os advogados querem nova eleição já!

Anônimo disse...

Voltando a dar pitaco, essas chamas na OAB servirão para o início de uma depuração?
Eis uma pergunta que não quer calar, a Ordem tem condições de continuar como porta voz da sociedade depois disso?
Sinceramente, vejo a necessidade de um trabalho árduo pela frente se os advogados quiserem resgatar a imagem temida e respeitada de outrora. Ou estarei enganado?
Outra coisa que me chama atenção é o fato do atual presidente e seus seguidores no Conselho terem acatado a nulidade dos seus atos. Qual a conseqüência disso sob o ponto de vista político e jurídico?
E a consumação dos crimes confessados publicamente, deixarão de ser crimes por conta dessa anulação?
O MPF também pensa assim?
E o atual presidente, se ficar, terá condições mínimas de governabilidade? Como será esse restante de mandato com um dirigente moralmente arrasado e arrastado numa onda de denúncias? Voltará a ter a confiança dos advogados paraenses ou cumprirá uma melancólica tabela de final de campeonato?
Perguntas, perguntas.....
Agusto

Anônimo disse...

Incrivel, absolutamente incrivel a OAB-PA protagonizar esse festival de lambança.
Uma das últimas fortalezas que mereciam credibilidade, no Pará a OAB acaba de formatar o epílogo de uma instituição secular.
O tempora, o mores !!!

Hilda Regina Medeiros disse...

=> MATERIA NA INTERNET
O pres da OAB, Ophir Cavalcante, disse hoje após reunião com os senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Cristovam Buarque (PDT-DF), Luiz Henrique (PMDB-SC) e Paulo Paim (PT-RS) que a entidade vai lutar contra a corrupção no país. A OAB lança na próxima semana em Brasília o Observatório da Corrupção, "considerado um primeiro passo dentro do Movimento Nacional de Luta sem Medo contra a Corrupção onde pretende atrair adesão de parceiros da sociedade civil, inclusive partidos políticos, estudantes e dirigentes sindicais".

=> COMENTÁRIO MEU
Esqueceu do PR pro ELENCO ENCENAR COMPLETO e SEM MEDO de que a PIADA ESTÁ PRONTA. Francamente, eu jurava que se estudasse não seria SINDICALISTA DE QUINTA!
Então, vamos chamar a UNE pra aplaudir, PARTIDOS POLÍTICOS pra fingir que não são corruptores e DIRIGENTES SINDICAIS... Afinal, quem faz FESTA e não convida os colegas, não é mesmo???...
E, assevero aos senhores, houve tempo em que eu me orgulhava de Ophir Jr... Mas naquela época, ele era ADVOGADO e não SINDICALISTA!... E ele sabe muito bem disso!
E complementando essa atitude CÌVICA deste Sindicato Jurídico, parece que na TENTATIVA de ofender a minha INTELIGÊNCIA, esqueceram de uma outra QUALIDADE que tenho: MEMÒRIA... Qual destes HONORÁVEIS PARLAMENTARES podem dizer-se CONTRA A CORRUPÇÃO ou DEFENSORES DA "RES PUBLICA" se - pasmem causídicos sindicalistas - NENHUM ASSINOU A CPI DA CORRUPÇÃO????... Ahhh mas é SHOW DE HUMOR????... Sorry... É que tem ASSUNTOS que EU costumo levar MUITO A SÈRIO... ÉTICA, JUSTIÇA e VERGONHA NA CARA são alguns deles... #FicaDica
Quanto ao caso papa-xibé, o que tem me revoltado é a caça de holofote e a semvergonhice de quem fica apoiando o que errado está. Depois quer ter moral pra falar e ter credibilidade. Definitivamente, se construo algo e começa a sair torto, EU PREFIRO DERRUBAR a causar acidentes e/ou MORTES NO FUTURO.
Mas tem coisa pior. Gente querendo tapar o sol com a peneira e fingir que nada de errado esta acontecendo. Estilo: o que nao se escreve, se esquece... Noticias requentadas e atitudes muristas pra TENTAR MOSTRAR QUE A VIDA SEGUE, só servem pra aumentar o descalabro da podridão moral que atinge o âmago da sociedade. EU SOU ADVOGADA e não SINDICALISTA... Sem falar que não faço parte de QUADRILHA. Muito menos faço acordos espúrios e egoísticos.
E como não sou COVARDE e assumo tudo o que faço, falo e escrevo, pois - pelo menos por enquanto - ainda tenho o direito de OPINAR sobre o que bem entender, ASSINO E ME IDENTIFICO.
Abraços, PB.
HR

Anônimo disse...

Na ânsia, o comentarista repetiu, em poucas linhas, o único fato positivo que viu:

"(...) testemunhei, inclusive, que o presidente Jarbas foi cumprimentado pessoalmente pelos conselheiros.

(...) testemunhei, inclusive, que o presidente Jarbas foi cumprimentado pessoalmente pelos conselheiros"

Pô... Então, o cara está com tudo, não é ??

Anônimo disse...

Augusto, só resta o Conselho Federal para depurar a OAB-PA. Se depender dos caras daqui, a OAB já era para sempre!

Anônimo disse...

OS CONSELHEIROS ESTÃO AMARELOS!
SORRISOS SEM GRAÇA...
NÃO SABEM ONDE ENFIAR A CARA ENVERGONHADA...
QUE LAMBANÇA ELES FIZERAM, A ORDEM NÃO MERECIA ISSO.

Anônimo disse...

Sr. Augusto, dê uma olhada no blog do Parsifal que vc. vai entender tudinho o que ocorre lá dentro. Não deixe de ler os anônimos.