No AMAZÔNIA:
O clima esquentou na capital paranse. Com quase sete dias sem chuvas, a temperatura média em Belém está entre 33º e 34ºC. Já a sensação térmica alcançou os 40ºC. A ausência da nebulosidade, que diminuiu consideravelmente no período da tarde e da noite, contribuiu para uma maior incidência de radiações solares.
De acordo com o meteorologista José Raimundo de Sousa, coordenador do 2º Distrito de Meteorologia do Pará (Disme/PA), essa situação já tinha sido prevista pelo orgão. 'As frentes frias que vêm do Nordeste pelo oceano Atlântico não atingiram o norte. Mas, até o mês de novembro, a situação deve ser normalizada com pancadas de chuvas de pouca duração, que devem chegar aos 120mm', diz o meteorologista.
José Raimundo explica que o que faz aumentar a sensação de calor é a baixa umidade relativa do ar, que está em 60%, no período da tarde. 'O normal é que a umidade esteja em 80% de manhã e 65% à tarde. Portanto, houve uma diminuição de 5%', ressalta.
Com o clima seco e a distribuição irregular das chuvas, a temperatura aumenta. José Raimundo informa que em outubro uma massa de ar seco adentrou o céu da cidade. O ar seco inibiu a formação de nuvens e, conseqüentemente, a queda da água. Por esse motivo, o tempo está tão abafado. Esse fenômeno é atípico no norte e no nordeste do Estado. Municípios como Capanema e Bragança deverão sofrer ainda mais com o tempo seco. Mesmo assim, José Raimundo diz que o índice pluviométrico está dentro da normalidade.
A situação só não está pior, segundo o meteorologista, porque os ventos, no mês de outubro, estão ainda mais fortes. Eles chegaram a registrar a velocidade de 20km/h, principalmente no litoral. 'Isso faz com que a temperatura diminua no horário de 13h às 15h. Por isso, ainda não chegamos aos 35ºC', informa. Nos primeiros dias de outubro, de acordo com José Raimundo, o índice pluviométrico registrado foi de 100mm. Mas o meteorologista diz que desde o dia 15 esse número caiu. Ele diz que choveu em apenas alguns pontos da cidade. Em setembro, a média de chuvas passou de 140mm para 110mm. Essa foi a menor média registrada em 3 anos.
Agosto foi o mês mais quente, com 34,5ºC. 'A temperatura deve ficar entre 33º e 34ºC até o mês de outubro. As oscilações variam entre 0,5 e 1%. As possibilidades de chuvas são maiores entre 13h e 16h, que são os horários mais quentes', diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário