quarta-feira, 9 de abril de 2008

Para deputado, saúde em Belém tem “gestão predatória”

O deputado estadual Arnaldo Jordy (PPS) propôs a realização de sessão especial para discutir o sistema público de saúde de Belém e no Pará. Para ele, o governo do Estado também peca ao negligenciar instituições antes premiadas, como é o caso da Santa Casa de Misericórdia.
O requerimento foi apresentado para marcar o Dia Mundial da Saúde, transcorrido na última segunda-feira (07). “A gestão predatória da saúde pública no município de Belém, refletida nas sucessivas mudanças de secretários dessa pasta, é a causa das mortes anunciadas por falta de atendimento emergencial, de equipamentos e medicamentos nos postos e hospitais, conforme denunciam servidores e a população”, afirma Jordy.
O parlamentar destaca que não foram considerados os relatórios públicos do Sindicato dos Médicos do Pará, e o resultado da ineficácia e da incúria é a ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal contra o desvio de finalidade dos recursos destinados pelo SUS ao município de Belém.
O documento apresentado também faz críticas à gestão estadual. De acordo com Jordy, a Secretaria de Estado de Saúde dá péssimo exemplo ao permitir a situação “desesperadora” da Santa Casa de Misericórdia, instituição há três anos premiada nacionalmente como modelo de gestão e atendimento, bem como o estado precário do Hospital de Clínicas e do Hospital Ofir Loyola.
O deputado espera que a sessão especial, além de discutir a gestão, os recursos, a estrutura física e de pessoal dos sistemas de saúde municipal e estadual, possa propor medidas para um serviço público eficiente, mediante gestão competente e financiamento adequado, estrutura física e de pessoal compatíveis, garantia de cargos e remuneração adequada para os servidores do setor.

Nenhum comentário: