quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Ensaios de distensão nos arraiais da OAB

Há um certo clima, digamos, de distensão nos arraiais da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará.
Ou se quiserem: há ensaios para que o clima nos arraiais da OAB seja um pouco mais distendido.
O presidente Jarbas Vasconcelos já sondou pessoalmente vários advogados que nas últimas semanas, mais ostensivamente ou menos ostensivamente, têm se posicionado contrariamente às medidas que a presidência da entidade vem tomando desde o início de julho passado, quando estourou a crise decorrente da venda de um imóvel em Altamira para o advogado Robério D’Oliveira.
As sondagens do presidente são no sentido de que as partes em confronto – de um lado, os conselheiros que o apoiam quase sem concessões, de outro aqueles que passaram a dissentir aberta e publicamente da atual gestão – restabeleçam relações capazes de garantir que as questões se resolvam de forma civilizada.
Por enquanto, as sondagens ficaram por aí.
Resta saber se seguirão em frente até a próxima terça-feira, quando o Conselho da Seccional se reúne mais uma vez.

17 comentários:

Bia disse...

Bom dia, caro Paulo:

acompanho pelo seu Blog as diatribes na OAB-PA.
"Na", porque se "da" seria desmoralizar uma instituição e todos os seus componentes. Nem a instituição, nem o conjunto de advogados merece essa mancha.

Como disse, acompanho pelo seu Blog e,todos os dias, uma nova informação só fortalece meu sentimento de que vivemos um momento grave, mas precioso, onde a sociedade civil organizada (parcela ínfima da sociedade plena, mas indicativa do nosso grau de civilidade e cidadania) precisa dizer a que veio.


Abração

Anônimo disse...

HOJE É O DIA DO ADVOGADO: DIA DE LUTO PARA NÓS.

Anônimo disse...

Paulo, hoje uma advogada trabalhista, das mais respeitadas no Pará, fez um protesto solitário na porta da Justiça do Trabalho. Foi muito bonito. Tente conseguir o panfleto que ela entregou aos advogados. É um texto digno e que merece publicação em todos os jornais. Depois comente, porque o texto toca no fundo do coração e da alma dos advogados.

Anônimo disse...

Humm, entendi.
Tomara que agora os brutamontes do UFC apareçam de avental servindo cafezinho e nada mais...haha

Anônimo disse...

Começou só agora a cair a ficha de jarbinha: não adianta arrogância, e sim humildade. Por isso ele está praticamente implorando pelo diálogo. SÓ AGORA!

Anônimo disse...

PARABÉNS DRA. PAULA FRASSINETI: SEU PROTESTO SILENCIOSO E SOLITÁRIO É EXEMPLO PARA OS ADVOGADOS DIGNOS E CORAJOSOS. OS ADVOGADOS SENTEM ORGULHO DE PESSOAS COMO VOCÊ.

Anônimo disse...

Eu conheço a Dra. Paula Franssineti. Ela é muito digna e séria. Se resolveu se manifestar, até contra os dois lados, é porque sabe das coisas e está realmente indignada. Acho que ela está prevendo a pizza...

Anônimo disse...

as diatribes na OAB-PA estão chegando ao fim. vem aí a intervenção e não demora! aguardem.

Anônimo disse...

PB, realmente agora o Jarbas começou a conversar direito com os conselheiros, fingindo que perdeu a arrogância. Muito tarde. Eles já conhecem o Jarbas e sabem que isso é só encenação para se manter no cargo.

Anônimo disse...

Sondar pessoalmente é pouco. Para alguns conselhieros ele está implorando o diálogo! Se tivesse agido assim antes do caso parar na imprensa, talvez tivesse conseguido salvar sua cabeça.

Anônimo disse...

MUITO BEM DRA. PAULA: VERGONHA É A PALAVRA CERTA!

Anônimo disse...

Psaulo, consegue p/ teus leitores esse panfleto da advogada que foi distribuído no TRT. Os advogados trabalhsitas e os juízes certamente receberam.

Anônimo disse...

A Dra. Paula sabe de toda a verdade. Por isso está indignada e triste. E a verdade tem muito mais dp que aparece na imprensa.

Anônimo disse...

Boa noite, Paulo:

Seria mesmo interessante se os leitores do teu blog tivessem acesso a esse panfleto. Muitos não são advogados e não tiveram acesso a ele.

Anônimo disse...

A sinceridade absoluta e a indignação é a tônica do texto. Parabéns Dra. Paula, a senhora conseguiu bem exprimir os sentimentos dos advogados pobros que estão na plateia.

Anônimo disse...

AINDA BEM QUE ESSE 11 DE AGOSTO TÁ ACABANDO. FOI O DIA MAIS TRISTE PARA TODOS OS ADVOGADOS DSTE ESTADO. ESTAMOS DE LUTO!

Eduardo Duda Klautau disse...

“OS CÃES LADRAM E A CARAVANA PASSA”

Hoje é dia dos advogados - deveríamos estar comemorando, mas é tão difícil comemorar em luto!

Motivos não nos faltam para celebrar a profissão que escolhemos, pela grande maioria de nós que exerce o mister com dignidade e consciência da responsabilidade inerente ao caminho escolhido. Por isso, parabéns colegas pelo nosso dia!

Mas, infelizmente, pela ação de poucos e omissão de muitos, também devemos lamentar, protestar E AGIR contra o aviltamento de nossa Instituição, sempre, entretanto, com a certeza de que “os cães ladram e a caravana passa”.

“Não importa o latido dos cães, não importa o barulho que façam, a caravana segue seu caminho, apesar deles.

Existe uma estrela a ser seguida, um sentimento a ser preservado, e nada vai impedir que a caravana siga seu rumo…

Mesmo que pare por alguns momentos, mesmo que alguns cães se julguem alimentados pegando os restos que caíram durante a passagem… A caravana segue seu rumo, mais fortalecida, mais coesa, deixando cada vez mais longe o barulho dos cães esfomeados.

Uma caravana é feita de sonhos, de gestos, de atitudes, de longas vivências, de cumplicidade, de sentimentos fortes, de amizade, de amor e de desejo; e ela segue seu caminho, totalmente indiferente ao ganido dos cães enlouquecidos…” (Sandra Nasrallah).

Alerta e prontos para agir devemos estar, para que, de fato, nossa caravana siga seu rumo! Se necessário for ocupemos em vigília cívica a nossa casa, deixando tostar a pizza dos oportunistas!

Eduardo Duda Klautau - Advogado.