quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Casa da Juventude abre infocentro

O Centro de Articulação Social e Apoio da Juventude (CASA) da Juventude entra o ano com novidades.
Contará com um infocentro, como parte do projeto de integração e inclusão digital do governo do Estado.
No infocentro, haverá a partir deste mês cursos profissionalizantes para a população usuária, como o de informática básica, que já possui quatro turmas iniciantes.
A aula inaugura para as turmas está marcada para as 9h de hoje.
O convite para a inauguração está sendo distribuído pelo governo do Estado, a Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect) e a Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa), por meio do Navegapará - Programa de Democratização do Acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação.

6 comentários:

Ronaldo Vilhena disse...

Poster,
Essa Casa da Juventude é uma farsa. Esse curso de internet vai ser feito pra 80 pessoas. Míseros 80 jovens! O infocentro é pequeno perto de qualquer lan house meia bomba da Cidade Nova. Ele fica no centro da cidade, no coração do cenro. Sever pra que?
Em Pernambuco, as "Casas" de lá serão 50 unidades prontas até junho com a meta, tudo licitado e no orçamento para chegar em 140 municípios. As ações que serão comportadas se basearão no plano estadual de juventude, que lá existe no PA não e de acordo com a economia dos municípios,
Em Fortaleza, os CUCASs (as "Casas" de lá) tem uma infraestrutura composta por quadras poliesportivas, quadra de areia, pista para esportes radicais, piscina semi-olímpica, sala de aula para artes cênicas, anfiteatro, cineteatro, salas multiuso, biblioteca, oficina de artes plásticas, laboratório de informática, estúdio de áudio, de TV e vídeo, laboratório de apoio tecnológico, ilhas de edição, rádio comunitária, laboratório fotográfico, mini-estúdio de fotografia, cineclube, usina de reciclagem e educação ambiental e incubadora de idéias. A área total do Cuca Che Guevara chega a 14 mil metros quadrados. Estão pevistos 6 em toda a cidade, um já de pé. No PA não tem nenhuma plano de ampliação.
No Rio de Janeiro os Centro de Referencia de Juventude (as "Casas" de lá) são totalmente equipada para cursos profissionalizantes e com uma gama enorme de ações de tempo livre.Olha as atividades que rolam neles: Fábrica de Pranchas de Surf; Fabricação de Adereços Carnavalescos e; Web-designer. Ainda haverá ações como música, em uma parceria com a Red Bull, onde os alunos poderão aprender as técnicas mais avançadas para a produção de música eletrônica, gravar seus demos e aprender a comercializar, além de boxe, capoeira, cinema, surf na praia, futebol de praia, vôlei de praia. Até a iniciativa privada se encanta e apoia.
E são espalhados por toda a cidade: Cantagalo, Pavão e Pavãozinho, Cidade de Deus e Vila Paciência – Santa Cruz, e outra na Babilônia/Chapéu Mangueira.
Já são 6 e mais 4 estão previstos.
Ou seja, o PA tá fazendo demagogia eleitoreira com os jovens. Não tem nada sério no que é feito aqui pela Casa Civil.
E nesses lugares, ProJovem é feijão com arroz.

Anônimo disse...

E nem adianta vir com papo de 1o mandato. Em Fortaleza é prefeita reeleita, mas o CUCA foi inaugurado no final do ano passado. No Rio, Sérgio Cabral tá em 1o mandato.
Nós estamos sempre na vanhuarda do atraso, e mais atraso ainda quando o assunto é política pública para os jovens.

Anônimo disse...

"Triste Pará, ó quão dessemelhante". "Estou e estás no nosso antigo estado".

Espero que os e-militontos da DS não venham aqui dizer que Fortaleza é mais rica que o Pará ou que o Rio é mais rico.

A primeira afirmação seria mentirosa.
A segunda, não se sustenta diante de tanto contraste entre a Casa daqui e a Casa de acolá.

Anônimo disse...

Paulo Bemerguy,
Sabe o que é? É que os "japoneses" de Fortaleza são melhores que os "japoneses" do Pará. Sabe pq? Pq na capital ciariba, a DS é que tb comanda a prefeitura.
Inclusive a Luizziane é da mesma geração do movimento estudantil do Puty.
Só que eles nem devem ter se conhecido e é a aí que reside a diferença entre eles. Ela era uma liderança, foi da UNE e tal. Ele era da base da oposiçao ao CA de Economia da UFPA.
Ahiuahuaihaiuhaihiahiuahua

Anônimo disse...

Essa casa é palanque para o puty aparecer, porque quem é esse tão que se diz agora petista desde criança? nunca ninguém ouviu falar!

Anônimo disse...

Penso que a juventude que tem éticadeve se manisfestar, porque ficar usando a verba do governo federal para fins politiqueiros...isso é uma vergonha