sábado, 12 de setembro de 2009

Vigia homenageia a Senhora de Nazaré pelo 312º ano

No AMAZÔNIA:

Lugar no qual se realiza a mais antiga e tradicional romaria em louvor a Nossa Senhora de Nazaré, o município de Vigia de Nazaré será, na manhã deste domingo, pelo 312º ano, mais uma vez palco da demonstração da fé que o povo católico nutre pela padroeira dos paraenses. Durante cerca de três horas, pelo menos 80 mil fiéis devem caminhar pela estreitas e centenárias ruas, quase sempre sob um sol forte, mas que em nenhum momento não esmorece a fé dos romeiros.
O tema este ano do Círio de Vigia será 'Virgem de Nazaré, transforma-nos em missionários de Cristo'. 'É em Vigia temos a igreja mais antiga, a Madre de Deus, e foi por esse motivo que a nova diocese adotou este nome, para poder mostrar o início de uma evangelização e a devoção desse povo, que também tem outra festa fantástica, que homenageia Nossa Senhora das Neves, todo dia 5 de agosto', afirmou dom Carlos Verzeletti, o bispo da diocese de Castanhal, que deverá estar presente à festa religiosa, para celebrar missa campal defronte à igreja, fundada em 1734 pelos padres jesuítas.
As comemorações em louvor à Virgem já haviam se iniciado desde meados de agosto, com as peregrinações nas comunidades rurais e na área urbana do município. Na última sexta-feira foi realizada a procissão rodoviária, que saiu da Matriz até a localidade de Itapuá. Hoje é a vez da romaria fluvial, sobre as águas no rio Guajará-Mirim, com saída daquela localidade. Assim que a romaria fluvial chegou ao trapiche municipal, teve início a motorromaria.
A Trasladação da imagem, um dos momentos mais emocionantes da festividade em louvor a Nossa Senhora de Nazaré, ocorre na noite de hoje e teve a participação de milhares de fiéis, a maioria pessoas que moram na cidade e nos municípios vizinhos, que fizeram o trajeto da igreja da Matriz até a igreja de São Sebastião, no bairro do Arapiranga, de onde amanhã os fiéis saem em peregrinação.

Nenhum comentário: