sábado, 12 de setembro de 2009

Procon fiscaliza combustível

No AMAZÔNIA:

A Diretoria de Promoção dos Direitos do Consumidor (Procon) promove fiscalização nos postos de gasolina de Belém. A operação avalia a qualidade do combustível, além de fiscalizar os produtos das lojas de conveniências dos postos. A ação conjunta com a ANP (Agência Nacional do Petróleo) e a Adecon (Associação de Defesa da Cidadania e do Consumidor) teve início na última quinta-feira.
'A operação acontece todos os anos, mas neste, a fiscalização foi intensificada. É a primeira vez que a ANP entra em parceria conosco e talvez na próxima ação o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) esteja presente', afirma Murilo Sales, coordenador da ação pelo Procon. No primeiro dia de atuação, os agentes lacraram duas bombas em um posto de gasolina localizado na avenida Almirante Barroso.
Santino Faro, técnico do Procon, explica como ocorre a fiscalização. 'Cada órgão tem sua função, o Procon acompanha a fiscalização do combustível que é realizada pela ANP, verifica os produtos nas lojas de conveniências, data de validade, qualidade e o preço, que é conferido tanto nas lojas quanto no valor do combustível oferecido ao consumidor. A Adecon faz o apoio policial e a ANP realiza os testes no combustível para averiguar se o percentual de combustível por litro está correto', relata Santino.
Durante a operação, os postos de gasolina que são encontrados com irregularidades recebem uma notificação. O dono do posto deve responder pela irregularidade e se adequar no período proposto pelos órgãos, caso contrário, possíveis multas poderão ser cobradas, e as bombas de combustível permanecerão lacradas e não poderão ser utilizadas.

Nenhum comentário: