segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Sairé reúne dez mil pessoas

No AMAZÔNIA:

Cerca de dez mil pessoas lotaram a Arena dos Botos, na vila de Alter-do-Chão, no município de Santarém, em mais um ano de tradição e beleza em torno do Sairé, uma das mais populares festas do oeste paraense. Em sua 41ª edição, o evento reuniu os brincantes dos botos Tucuxi e Cor-de-rosa em disputas que envolvem beleza, dança e coreografia trabalhadas durante o ano inteiro.
A festa secular, que teve início em rituais religiosos, ganhou proporção ao ponto de ser reconhecida mundialmente. Assim como em anos anteriores, Alter do Chão se viu invadida, durante todo o final de semana, por uma legião de estrangeiros oriundos dos mais diferentes lugares do mundo. O italiano Andreas Burllon, por exemplo, disse que ouve referências da festa há mais de cinco anos, mas só agora conseguiu prestigiar o evento. 'A Amazônia é um tema que, por si só, encanta bastante. Quando sabemos que nesse território existe uma valorização cultural muito forte, o interesse fica ainda maior'.
Apesar de ter crescido em tamanho, captação de recursos e estrutura, o Sairé ainda mantém as tradições que deram início à festa. Desde a última quinta-feira, por exemplo, as ladainhas e procissões religiosas têm sido realizadas na capela montada especialmente para o evento na praça central da vila. Este ano, o local também foi utilizado como palco para a cerimônia de lançamento do selo criado pelos Correios em comemoração à festa do Sairé.
A prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins, que participou da festa ao lado da governadora Ana Júlia Carepa, reiterou a importância do evento para a economia local. 'A movimentação financeira em torno da festa é estratégica para o desenvolvimento da cidade e, principalmente, dos moradores de Alter do Chão. O secretário estadual de cultura, Edilson Moura, confirmou que o Estado contribuiu com R$ 200 mil para a festa. Temos apoiado as manifestações culturais de todas as regiões do Pará. Aqui (em Alter do Chão) não poderia ser diferente'.
A festa do Sairé contou com a presença da governadora Ana Júlia Carepa, que destacou a importância do evento para a cultura e divulgação internacional que o vilarejo já possui por conta das praias e paisagens paradisíacas. 'O Sairé é um evento de porte internacional. É assim que entendemos e é para isso que trabalhamos'.
Antes de se dirigir para o evento, Ana Júlia Carepa visitou as obras de recapeamento da rodovia Everaldo Martins, que liga Santarém a Alter do Chão, e assinou termo de cooperação técnica com o Incra para a recuperação de estradas vicinais e melhoria de alguns assentamentos em pelo menos dez municípios da região.
A festa do Sairé chega ao fim hoje, quando é realizada a derrubada dos mastros, na praça central da vila. À noite, o povo se despede do evento com o último dos shows realizados na Arena dos Botos.

Nenhum comentário: