segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Procissão toma conta de Vigia

No AMAZÔNIA:

Considerada a mais antiga romaria do Pará, o Círio de Vigia, no nordeste do Estado, reuniu ontem cerca de 80 mil pessoas, que tomaram as ruas do município para homenagear a padroeira dos vigienses. Sob forte calor, fiéis acompanharam o 312º Círio de Nossa Senhora de Nazaré em uma emocionante demonstração de força da fé paraense. A imagem da santa saiu da igreja de São Sebastião, no bairro do Arapiranga, exatamente às 9h. Depois de percorrer cerca de cinco quilômetros de procissão, foi recebida na Igreja Matriz Madre de Deus, no bairro de Nazaré, centro da cidade, onde o bispo de Castanhal, dom Carlos Verzeletti, rezou a missa nazarena.
Assim como acontece em Belém, durante o Círio de Nazaré, em outubro, os festejos do Círio vigiense envolvem a motorromaria, a trasladação, a grande procissão, o Círio das Crianças e a procissão da barquinha, espécie de recírio para os cerca de 50 mil moradores do município.
Raimundo Alves da Costa, coordenador da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré, era ontem um dos mais ansiosos. Responsável por quase 250 guardas, ele esteve atento a todos os detalhes da procissão, do início ao fim. 'A Guarda do Círio é a segunda mais antiga do Pará. Só fica atrás de Belém. Contamos com 100 guardas e hoje (ontem), outros 150 estão dando apoio. É um momento de muita emoção, mas de responsabilidade. Por isso, nós, da Guarda, precisamos estar atentos para que tudo dê certo', afirmou.
Do lado de fora da igreja, os romeiros aguardavam a saída santa, que foi levada até a berlinda, ornamentada com flores naturais em tons de rosa e lilás pelo decorador Gilmar Cosme, por volta das 9 horas, quando teve início a grande procissão.
O trajeto da romaria parou a cidade, que prestou incontáveis homenagens à padroeira dos vigienses. Nas janelas das casas, imagens, balões, fitas e papel picado faziam parte de um ritual particular para festejar a passagem de Nossa Senhora. 'Moro em Vigia há 84 anos. Nasci aqui. O Círio é o momento do ano mais esperado. Meus filhos, netos e toda a minha família fazem questão de preparar uma homenagem a Nossa Senhora. Nem que sejam só alguns balões. O importante é ter fé e acreditar que ela nos protege e nos dá força', disse, emocionada, a dona de casa Maria do Carmo Silva, que como a maioria dos moradores da cidade assistiu a procissão da porta de casa.
A imagem da santa chegou à Igreja Matriz por volta das 12h30 e uma hora depois dom Carlos Verzeletti abençoou os fiéis. 'Bom almoço e que Nossa Senhora de Nazaré os acompanhe'. As festividades do Círio de Vigia continuam até o próximo dia 28. Até lá, os moradores da cidade contam com o Arraial de Nazaré, instalado na praça matriz, em frente à igreja.

Um comentário:

Anônimo disse...

para mim ficou marcado no círio de Vigia 312 anos, a dobrada da corda no canto do Luzeiro Esporte Clube, o coração vai a mil, parecia que a corda nunca ia acabar, uma gritaria emocionante, valeu a pena, acompanho todos os anos naquele ponto, e quem nunca viu o círio de Vigia, de lá eu recomendo, vai sair extasiado com a fé de todos, é uma emoção única.