quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Peregrinos se preparam para caminhada

No AMAZÔNIA:

Os peregrinos do interior paraense já se preparam para a caminhar por dezenas de quilômetros em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. Os devotos saem a pé de diversos municípios do Estado em direção à Basílica Santuário de Nazaré, em Belém. Grupos de Castanhal, Benevides, Santa Izabel, Mosqueiro e Salinópolis chegam a reunir três mil 'andarilhos da fé', como são chamados os romeiros.
O maior e mais antigo desses grupos de peregrinos é o de Castanhal, que há cerca de 40 anos faz a caminhada em preparação ao Círio. Em média, 600 pessoas saem do município, todos os anos, de onde caminham por cerca de 78 quilômetros até Belém. Durante o percurso, pessoas de outras cidades e distritos se juntam aos caminheiros. A maioria cumpre promessas feitas à padroeira dos paraenses. A 'Caminhada do Zé Bode', que há 30 anos sai de Castanhal, é uma das mais tradicionais no Pará. 'Comecei a cumprir a promessa quando meu filho doente foi desenganado. Pedi a cura dele à Nossa Senhora e ela atendeu. Depois obtive outras graças como a casa própria', conta o organizador.
A peregrinação vai começar na quinta-feira da próxima semana, com a missa celebrada às 6 horas na igreja matriz de Castanhal. A caminhada se inicia às 8 horas, com chegada prevista à Basílica de Nazaré no mesmo horário do dia seguinte. As 24 horas do percurso exigem uma preparação especial, como conta o professor de educação física José Nazareno Abraçado, um dos coordenadores da peregrinação. 'Orientamos as pessoas a fazerem um check-up e corrigir a alimentação antes da caminhada. É importante também usar roupas claras e tênis confortáveis'.
Durante o trajeto os peregrinos recebem atendimento adequado. As paradas acontecem no Posto Pombal, Americano, Santa Isabel, Curva do Cupuaçu, posto da Polícia Rodoviária Federal, de Benfica, Marituba e na Unama de Ananindeua. Nesses pontos, os fiéis descansam, alimentam-se, recebem, se necessário, orientação médica, remédios, energéticos e fazem exercícios de alongamento. Hoje, os fiéis também são acompanhados por uma ambulância do Corpo de Bombeiros e viaturas do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Companhia de Transportes do Município de Belém (Ctbel), Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar, que se revezam na assistência. O aparato serve também para garantir segurança contra assaltos, o que era comum em outros anos. A partir da parada no posto da PRF de Benfica, a romaria se transforma numa procissão luminosa, na qual os devotos caminham com velas acesas. Na chegada são recebidos por uma equipe de acolhida de romeiros na Basílica Santuário. Por fim, os andarilhos são abençoados com a imagem peregrina de Nazaré por um padre barnabita.
Padre Sílvio Jacques, pároco da Basílica Santuário de Nazaré, pede à população doações de alimentos não perecíveis para a alimentação dos romeiros que serão acolhidos na Casa de Plácido, em Belém, durante o Círio deste ano. Os alimentos podem ser entregues na Basílica. Mais informações nos telefones: 4009-8400 ou 3212-0177.

Nenhum comentário: