segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Festival de “twitteiros” beneficia ONG em Santarém

No AMAZÔNIA:

O ano de 2009 vem sendo considerado o ano das mídias digitais. E o Twitter, microblog de relacionamento da internet, é um dos que mais têm conquistado adeptos no segmento. Dos 25,5 milhões de usuários de internet no Brasil, mais de um milhão já têm twitter. As informações são repassadas pelo publicitário e webdesigner Gustavo Nogueira, um dos organizadores do 'Twestival Belém', o festival do Twitter de Belém, que é realizado pela primeira vez na capital paraense e em outras centenas de cidades do mundo inteiro.
O Festival do Twitter é uma iniciativa internacional, que ocorreu de 11 a 13 deste mês, com objetivo de utilizar a interatividade da internet em prol de uma causa solidária. Em Belém, além de aproximar os agentes locais usuários do Twitter, o festival visou proporcionar diversão e arrecadar fundos para uma causa social. A ONG Casa Poraquê, de Santarém, que promove cursos, oficinas, além de noções de informática e cidadania para adolescentes, foi a eleita pelo festival para receber ajuda.
No festival realizado ontem, no bar Tiquin, quatro DJs - sendo dois do festival Se Rasgum no Rock e dois do Meachuta -, além da banda Urublues, promoveram a festa dos 'twitteiros'. O ingresso será revertido à Casa Poraquê.
No evento de ontem à noite, dezenas de usuários do microblog se reuniram no bar. A maioria levou seus notebooks para o festival, engrossando o rol dos usuários do Twitter em Belém. Só da cidade, 400 pessoas adicionaram o festival via Twitter.
O 'Twestival Belém' é uma das promoções do site atocriativo.org, que desde 2007 realiza ações relacionadas à cultura digital. Além do festival, será realizado um curso de 'game designer', curso sobre jogos virtuais, de 21 a 25 de setembro; e o Muvuca Digital, no dia 3 de outubro, no CCBEU. Embora já esteja em funcionamento desde 2006 no mundo todo, somente este ano o Twitter teve seu 'boom' no Brasil, tendo sido 'descoberto' por celebridades e políticos que já utilizam esta ferramenta para se manter em evidência e por dentro das novidades do mundo digital. Só em 2009, a rede cresceu mais de 456% no Brasil, em relação ao ano passado.

Nenhum comentário: