domingo, 6 de setembro de 2009

Dez na busca pelas vagas

No AMAZÔNIA:

A largada para chegar à primeira fase e, em seguida, a etapa principal do Campeonato Paraense 2010 será dada domingo, 13, por dez clubes do futebol local, que começam a disputar a 2ª Divisão do Parazão. A Segundinha, como é chamado o torneio, tem seu término previsto para o dia 8 de novembro, quando serão conhecidos campeão e vice, ambos com vaga garantida na próxima fase do certame. A principal novidade deste ano é o time Kyikatejê, pertencente a uma tribo de índios do sul do Estado. Os demais participantes são: Parauapebas, Santa Rosa, Pedreira, Tiradentes, Izabelense, Vênus, Abaeté e Independente.
As equipes estão divididas em três grupos A, B e C, que seguirão na disputa até o dia 8 de novembro, quando os times classificados serão conhecidos. No grupo A estão Santa Rosa, Pedreira, Tiradentes e Izabelense. O B é formado por Vênus, Abaeté e Cametá, enquanto o C conta com Parauapebas, Kyikatejê e Independente, que adotou a cidade de Tucuruí, onde mandará seus jogos. A competição será disputada em sistema de ida e volta dentro dos grupos, classificando-se para a fase seguinte os primeiros colocados de cada grupo, que se juntarão ao time de melhor índice técnico entre os não classificados.
Os quatro times serão divididos em dois grupos de dois, com jogos de ida e volta. Os dois classificados disputarão a decisão do Torneio, estando, ambos, com vaga garantida na primeira etapa do Parazão, que começa no dia 15 de novembro, estendo-se até o dia 22 de dezembro. Esta etapa será disputada por dez equipes. Além dos dois classificados da Segundinha participarão Ananindeua, Vila Rica, Castanhal, Pinheirense, Bragantino, Time Negra, Sport Belém e Tuna Luso.
A primeira fase do Parazão apontará quatro equipes classificadas para a etapa principal do campeonato, na qual Paysandu, São Raimundo, Remo e Águia já possuem vaga garantida. Em princípio, a fase principal terá o mesmo modelo deste ano, ou seja, dois turnos (Taça Cidade de Belém e Taça Estado do Pará), com os campeões de cada turno disputando o título estadual. Caso uma mesma equipe leve os dois turnos, automaticamente, será campeã.
Existe a possibilidade de a fase principal do campeonato ganhar um terceiro turno, para evitar que os clubes fiquem sem atividades em caso de uma eventual desclassificação no Brasileiro, realidade que vem sendo amargada por Paysandu, Águia, alijados da Série C, e o Remo que este ano sequer chegou a disputar Brasileiro. O assunto será debatido pelo Conselho Técnico da competição, que se reunirá até o final de novembro.

Nenhum comentário: