terça-feira, 22 de setembro de 2009

“Cuidado com o que diz Hélio Gueiros”

O jornalista Miguel Oliveira foi um dos muitos jornalistas que cobriram a eleição de 1990.
A eleição de 1990, vocês sabem, é aquela em que o doutor Hélio Gueiros, então governador, chamou o então candidato do PMDB ao governo do Estado, Jader Barbalho, de “ladrão transitado em julgado”.
Mas hoje, inacreditavelmente, Hélio, permitindo-se fazer graça com coisa séria, diz que coisas como essa que ele disse não passaram de, digamos, uma pequena “cutucada” em Jader, que então disputava o governo com o hoje vereador Sahid Xerfan, àquela altura apoiado por Hélio.
Como todos os jornalistas – e os que também não são jornalistas, mas já eram grandinhos à época -, Miguel se recorda que a campanha de 1990 foi uma das verbalmente mais porcas das últimas décadas.
Excretaram-se ofensas e acusações que se enquadraram em todas as figuras penais que tratam de crimes contra a honra.
E faça-se justiça: no embate verbal entre Hélio e Jader, o primeiro foi mais contundente que o segundo.
Muito mais.
Era o mais provocador, inclusive.
Para quem quiser comparar, o blog reforça a sugestão: basta irem aos arquivos de O LIBERAL e Diário do Pará, compulsarem as edições dos meses de setembro e novembro de 1990 e compará-las.
Basta isso.
Pois é.
Miguel diz em seu blog, O Estado do Tapajós:

“Cuidado com o que diz Hélio Gueiros. [...] Faz gracinha com coisa séria e deturpa os fatos da política paraense que, infelizmente, teve no ex-governador um dos seus expoentes em mais de 40 anos. Mas Hélio Gueiros pensa que engana todo mundo o tempo todo. Mas não engana.”

Vão lá, no blog do Estado do Tapajós, e confiram o comentário do Miguel.

4 comentários:

Anônimo disse...

Hélio Gueiros, foi o pior governador do Pará de todos os tempos, um destemperado, incompetente, o sujeito não tinha a menor condições de alcançar o maior cargo do Estado. Nós, que somos funcionários públicos repudiamos este senhor, seu governo só pode ser comparado com aquele outro elemento que caiu de pápa-quedas na chefia do executivo, chamado Carlos Santos.

D. Jorda disse...

A prova viva da seriedade de nossos políticos, como dizia meu avô": - O rato tanto vai ao moinho que um dia deixa seu focinho! Taí, mostrou suas garrinhas escondidas!!!

Fátima disse...

O Miguel sabe que o que diz. Ele trabalhou na campanha do Jader em 90 e foi demitido da Cultura por causa disso, depois foi reintegrado pela justiça do trabalho. O que ele escreveu é a mais pura verdade. Acho que dão muito Ibope pro Gueiros. Depois que ele escreveu aquela carta porca ao Lúico Flávio Pinto, eu acho que o Gueiros deveria ter pendurado as chuteiras e ter ficado apenas sorvendo uísque 12 anos.

Fátima

Anônimo disse...

Quem não lembra da famosa fala do Hélio Gueiros na televisão, ao vivo e a cores como ele mesmo dizia, citando uma passagem da bíblia, quando comparou o Jáder Barbalho a satanás? Dizia que Jader tinha folha corrida, ficha suja, tinha que andar com habes-corpus no bolso pra não ser preso. E mais: desafiava o "seu Jardi" a mostrar a carteira de trabalho. Como todos sabem, como sempre foi só político, Jader nunca teve uma carteira de trabalho assinada. Ou melhor: nunca teve sequer uma para mostrar.
A réplica vinha sempre em tamanho, no mínimo, igual, por parte dos Barbalhos. Nem a professora Therezinha escapava. Dos filhos, o mínimo que se falou foi das mansões em Salinas com água mineral e torneira de ouro.
São marcas do passado que o Hélio quer, agora, minimizar como sendo só umas cutucadas.
É, pode ser.
Vou então lembrar um dos termos muito usados pelo Papudinmho: égua da cutucada.