terça-feira, 15 de setembro de 2009

Começa a montagem das arquibancadas para o Círio

No AMAZÔNIA:

As arquibancadas da avenida Presidente Vargas, onde os romeiros assistem à passagem da berlinda no Círio de Nazaré,começam a ser montadas, a partir de hoje, na Praça da República, como já acontece há seis anos. A empresa responsável, a Construmac, deu prazo de até o dia 3 de outubro para a conclusão do serviço. As arquibancadas disponibilizarão, ao todo, 5 mil lugares, sendo que 4 mil estarão à disposição de turistas e romeiros, e serão comercializados. O restante dos lugares, serão destinados ao Coral Metropolitano, portadores de necessidades especiais e idosos. O preço dos ingressos não sofreu aumento em relação ao ano passado e continua no valor de R$ 10, a Trasladação, e R$ 20 para o domingo de Círio.
De acordo com Guilherme de La Rocque, diretor administrativo da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), serão construídas duas arquibancadas A e B, sendo sendo que a A será montada de frente para a Caixa Econômica Federal até o Banco da Amazônia, e a B será de frente para o Hotel Hilton até as lojas Americanas. A novidade é que, este ano, as arquibancadas de estrutura de ferro, serão cobertas por uma lona com as cores branca e amarela.
Segundo dados do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese-Pará), nos últimos anos houve um acréscimo de cerca de mil lugares a mais nas arquibancadas, o que representa um aumento de 7,52%, em relação ao ano passado. Este aumento se deve à intensa procura de visitantes e romeiros por vagas nas arquibancadas, nos últimos dez anos.
Em 1999, o número de lugares nas arquibancadas disponibilizados ao público, no Círio, foi de 4.100 mil assentos. No Círio 2008, foram 4.650 mil lugares (uma parte comercializada e outra parte doada) e para este ano serão destinadas 5 mil vagas (uma parte comercializada e outra parte doada). Isto representa um crescimento de 21,95% no número de vagas disponibilizadas aos turistas e romeiros que acompanharam o Círio nos últimos anos.
O diretor da Belemtur, Guilherme de La Rocque, disse que o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), a Secretaria Municipal de Urbanismo, a direção da Belemtur e, também, outros orgãos, ficarão responsáveis pela vistoria das arquibancadas, durante e após a montagem. Além disso, os ingressos para as arquibancadas começarão a ser comercializados a partir do dia 4 do próximo mês.
Guilherme de La Rocque disse ainda que, 'as arquibancadas terão saídas de emergência laterais e ao centro. Serão construídos 14 banheiros químicos próximos à arquibancada e montados 14 postos de informações para os turistas que vierem acompanhar o Círio de Nazaré, em pontos turistícos desde a Ilha de Mosqueiro até Belém', disse.

3 comentários:

Anônimo disse...

Onde eu encontro para vendas dos ingressos para as arquibancadas

Unknown disse...

Gostaria de comprar 4 ingressos para a arquibancada do Círio 2010. Como faço

Poster disse...

Olá, Cynara.
Sugerimos que você entre em contato com a Paratur:
Fone: (91) 3212-0669
Fax: (91) 3223-6198
Email: presidencia@paratur.pa.gov.br
Site: www.paratur.pa.gov.br
Endereço: Praça Waldemar Henrique, S/Nº - Campina
Belém-PA - CEP: 66010-040