sábado, 5 de setembro de 2009

Civismo e alerta no desfile

No AMAZÔNIA:

O espírito cívico tomou conta de alunos e da comunidade do bairro do Icuí Laranjeira, em Ananindeua. Ontem, o desfile alusivo à Semana da Pátria levou para as ruas do bairro cinco escolas municipais e estaduais e integrantes de dois centro comunitários. As mensagens de paz, segurança, meio ambiente e saúde estiveram entre as temáticas apresentadas na marcha. Esta foi a quarta edição do desfile realizada pela Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Icuí Laranjeira em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Hoje, Dia da Raça, a partir das 8 horas, será realizado o tradicional desfile das escolas de Belém, na Aldeia Amazônica 'David Miguel', no bairro da Pedreira. O trânsito será interrompido na avenida Pedro Miranda, entre a travessa Mauriti e a avenida Doutor Freitas.
Com o tema 'Pará, minha terra, minha escola, minha paz', a marcha cívica teve o objetivo de promover a cidadania entre escolas, entidades comunitárias e comunidade religiosas da área. A técnica em educação da Seduc, Raquel Amorim, destacou a importância da atividade para depertar a atividade patriota do 7 de setembro. 'É nesse momento em que a escola une forças e consolida o ideal de trabalhar com o jovem para construção de forma integral. As pessoas convivem diariamente com a violência do bairro e esse também é o momento de repessar o problema no desfile, já que a violência é uma questão nacional', disse.
O desfile foi aberto às 8 da manhã com a execução do hino nacional brasileiro. O percurso da marcha, de aproximadamente 500 metros, começou na avenida Paulo Assunção e a dispersão na praça do conjunto Carnaúba. Mais de mil pessoas, entre alunos e membros da comunidade, participaram da programação. A parte musical do 4º desfile escolar do Icuí Laranjeira foi acompanhada pelas bandas de fanfarra das escolas estaduais de ensino fundamental e médio Paulo Mendes, Icuí Laranjeira e Souza Franco. O primeiro grupo a entrar na avenida foi a Pastoral da Criança, formada por integrantes de trabalhos comunitários realizados por seis igrejas do bairro. A Pastoral levou as mensagens de paz e solidariedade para a comunidade do Icuí.
A temática do meio ambiente também foi destaque do Instituto de Pesquisas Pedagógicas (IPP). Os alunos estavam com faixas alusivas à educação ambiental, conservação e preservação do bioma amazônico. Os centros educacionais Espaço do Saber e Crescer apostaram no tema da segurança pública para chamar atenção da população sobre os índices de violência que o Icuí Laranjeira vem enfrentando todos os dias. Um grupo da terceira idade também entrou na avenida, através do centro comunitário do conjunto Carnaúba, que trataram da responsabilidade social.

Nenhum comentário: