sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Bordalo e as alianças políticas e eleitorais

Da leitora Bia, sobre a postagem “PMDB está alinhado com oposição tucana”, acusa Bordalo:

O deputado Bordalo costuma não convencer. É da sua natureza. Mas, às vezes exagera.
Confunde-se e transforma seu discurso em mais um ato bufo da tragicomédia que é este governo.
Neste descompasso, ele afirma que há uma aliança política entre o PMDB e o PSDB, mas, na sua errada e reducionista visão da política, esconjura uma aliança eleitoral.
Muito confuso o deputado. Se se apostasse numa aliança política, quase que fatalmente estaria embutida nela a aliança eleitoral.
Com isto, o deputado expõe, sem querer, o que pensa seu partido: alianças eleitorais são apenas isso. Ganha-se a eleição e depois cada um por si e Deus também. Aliança política, aquela que gira em torno de projetos e propostas, esta seu partido jamais soube o que é. Ou se soube, desconversa.
Assim, num ato bufo, o deputado revela a verdade. Aliás, o que faziam os bufões.

5 comentários:

Nicolau Duranz Vilegagnon disse...

Dr. Paulo,

Diga a Bia que se ela quiser dou umas aulas a ela sobre alianças políticas. Aula de conceitos, claro.

Abraço.

Anônimo disse...

Do www.bordalo13.blogspot.com
Diálogo com os leitores
(...)
Ao anônimo que se queixou do apoio que o PT vem recebendo de Sarney, Collor, Jáder e, como ele informou, do deputado Vladmir Costa, tenho a dizer, em primeiro lugar, que fazemos alianças com partidos, não com pessoas. Então, nossa composição é com PMDB, PTB nesses casos. Depois, se essas lideranças nos apoiam é porque começam a ter acordo com nosso programa de governo, o que é bom para o Pará e para o Brasil. Há muito tempo o PT aprendeu e decidiu em seus Encontros e Congressos que não estamos na política para fazer propaganda ideológica, mas principalmente para governar e mudar a vida do povo aqui e já e isso demanda alianças. Quem decidiu por elas foi o povo que, através do voto, estabeleceu a correlação de forças na ALEPA e no Congresso Nacional. Ocorre que tem gente que gostaria de ver o PT pequenino, fora do executivo e do legislativo, cumprindo um papel como PSOL e PSTU, enquanto tucanos e seus aceclas governariam.
Sobre esse assunto, recomendo a leitura de um artigo do professor Emir Sader, chamado A desmoralização da política, onde ele diz que "um dos maiores consensos nacionais é a desmoralização da política e dos políticos. Esporte fácil, dos mais praticados nas rodas de conversa, alimentado pela imprensa" e questiona "em última instância: de onde vem a desmoralização da política? Quem se aproveita disso? Qual a credibilidade que a imprensa tem? Qual seu poder de influência? Como se constróem os consensos no Brasil?"
Quero assinar embaixo do que disse um outro leitor anônimo na postagem sobre Salinas: "A reaçada da classe 'mérdia' deve tá fula da vida com o blog pq no veraneio espalharam pela imprensa, do alto de posters e colunistas, que Salinas estava no abandono. Um pessoal que não sabem nem quer saber quem mora lá, não paga IPTU para a prefeitura trabalhar pelo povo pobre do município e deixa muito, mas muito lixo". Devem estar, leitor, e com razão, pensam que Salinópolis é o quintal da casa deles.
Já na postagem Vic Tem Razão, quero agradecer ao anônimo que trouxe um comentário do blog Espaço Aberto, do jornalista Paulo Bemerguy, e me defendeu. No comentário, um tal Paulo Roberto disse que meus posicionamentos têm "a profundidade de um prato e a ortodoxia de uma caixa de maizena". O anônimo contra-argumentou: "Para esse sujeito, inteligente deve ser falar mal do governo, ser anti-petista, achar que o povo não sabe votar e ouvir a CBN, a rádio que TROCA a notícia". É assim, caro anônimo, essa turma está desbaratada. Já está numa situação que, como se diz numa "pelada" futebolística: deixa que a vida marca.
Ao leitor que comentou na postagem sobre Belo Monte que o "meio ambiente é a grande discussão da campanha de 2010", digo que ele está muito empolgado com a filiação da senadora Marina ao PV. Não tenho dúvidas que esse é um assunto central, mas o país e o Pará, na minha opinião, quer debater é como mantermos uma taxa de crescimento econômico elevada distribuindo renda. E mais: se quer isso ou a volta do tempo do arroucho salarial, privataria e expansão da fome e da miséria.
A todos que pautaram nosso governo estadual, convido a continuar lendo o blog, cada contraponto que farei à imprensa e aos conservadores que querem retomar seu controle predatório do Pará. Estamos governando, investindo em todas as regiões e os resultados aparecendo. Contra fatos não há argumentos e tudo que nossos opositores, inclusive os virtuais, têm para nos atacar é com base em generalidades e piadas. Um bom exemplo é um comentário que encontrei também no blog Espaço Aberto. Contra nossos números, como os que apresentei na postagem sobre a Era Tucana na saúde, eles respondem assim: "Com esse arrazoado, fica parecendo que o governo Ana Julia é o máximo e tudo que antes havia era o caos. Quanta pretensão!Segurança : a pior de todos os tempos;Educação: abaixo de qualquer avaliação;Saúde: nunca o Pará esteve tão abandonado."
Quanta incapacidade para o debate! Diga, leitor, se não está tudo "dominado" para eles levarem a boa resposta das urnas paraenses em 2010?

Anônimo disse...

Seu Espaço, o Bordalo tá vindo pra briga mesmo. Não sou petista mas to gostando do embate. Acho que o Espaço ia dar um show se prestasse mais atenção às postagens de lá, o debate ia ferver aqui e tu PB ia ser o juíz...rsrsrsrs

Anônimo disse...

Que "bordalada" bem aplicada!
Pertinente, justa e corretíssima!

Poster disse...

Anônimo das 12:35,
Me inclua fora dessa (rssss).
Abs.