sábado, 22 de agosto de 2009

Louvor a São Benedito com ação de graças

No AMAZÔNIA:

No próximo dia 30, o padre Antônio Beltrão Ribeiro Filho celebrará a 38ª missa em ação de graças a São Benedito das Rosas. A missa solene acontecerá às 9h na capela do colégio Santo Antônio. São esperados mais de 5 mil devotos para a festividade que terá programação religiosa e cultural com o apoio das Organizações Romulo Maiorana.
O dia do santo padroeiro dos escravos já era muito comemorado em Cametá, mas foi Francisca Guedes, cametaense de 94 anos, quem trouxe o festejo para Belém. Ela que faz a homenagem há 38 anos, herdou uma imagem de São Benedito das Rosas de seus avós, com a qual começou a fazer pequenas novenas para o santo em sua própria casa.
O sobrinho Francisco Pio Diniz conta: 'A casa da minha tia foi ficando pequena para o número de pessoas que vinha participar, e foi então quando o festejo passou a ser realizado na capela'. Atualmente, a romaria da Igreja de Nossa Senhora do rosário dos Homens Pretos vai para a capela do colégio Santo Antônio, onde é celebrada a missa festiva. Após a missa, há apresentação de danças folclóricas de Cametá e venda de comidas típicas na praça Dom Macedo Costa.
São Benedito foi um frade generoso, era cozinheiro em um convento na Itália, e dava comida aos pobres antes mesmo de servir aos outros frades. Ele foi delatado ao supervisor e visto no corredor levando algo debaixo da veste. Perguntado sobre o que ele estava levando, São Benedito respondeu que levava rosas, mostrando as mãos, que por milagre seguravam as flores.

Nenhum comentário: