domingo, 7 de junho de 2009

Almir sobre Jatene: “Ele fez corpo mole em 2006”

Entornou o caldo.
Agora, entornou de vez.
O caldeirão tucano, que estava no nível das bordas do tacho, começou a derramar com a entrevista exclusiva com o ex-governador Almir Gabriel (PSDB) publicada na edição deste domingo do Diário do Pará, que circula em Belém desde o final da tarde de ontem.
Almir falou ao jornalista Frank Siqueira, um dos mais experientes e acreditados repórteres em atuação no Pará. Na mesma entrevista, estava presente o senador Mário Couto, que trava uma disputa sem tréguas com o ex-governador Simão Jatene para ser o candidato do PSDB na eleição do próximo ano.
O ex-governador falou como se não fosse um tucano.
O tucanês, vocês sabem, guarda certos comedimentos, certas dissimulações verbais e de estilo, certos volteios que estimulam os ouvintes a adivinhar se o amarelo realmente é amarelo ou se amarelo quer dizer vermelho; e vice-versa. Coisas assim...
Pois Almir abriu o verbo.
Mais do que abrir o coração, ele abriu o verbo.
Disse, em resumo, o seguinte:
* Em relação ao governo Ana Júlia Carepa, que o derrotou no segundo turno, no embate eleitoral em 2006: “Está sendo um desastre. Um desastre previsível, aliás.”
* Ainda sobre a gestão petista: “É um governo sem obras e sem políticas públicas, especialmente nas áreas de segurança pública, saúde, educação e transporte.” E acrescentou: “Eu acho que o povo paraense já se arrependeu.”
* Descartou qualquer possibilidade de se candidatar ao Senado.
* Reafirmou sua convicção de que Mário Couto é o melhor nome que o PSDB pode apresentar ao eleitorado para a sucessão de Ana Júlia. Elogiou a atuação parlamentar de Couto – “ele engrandece o nome do Pará, conforme pode ser visto na TV Senado” – e destacou o que considera a “capacidade realizadora muito grande” do senador tucano.
* E sobre Jatene? Disse Almir: “Ele já foi governador e esqueceu de que governar é administrar e fazer política.”
* Complementou sua avaliação de que Jatene, como governador no período 2003-2006 foi apenas regular. “E com um dado muito importante: ele deixou o Hangar e cinco hospitais (regionais) para a minha adversária inaugurar.”
* Almir debitou à “pequena” participação política e administrativa de Jatene no interior do Pará a sua derrota na eleição de 2006 para Ana Júlia. E bicudou: “Há um dito comum, entre os políticos, de que governante só perde a eleição do seu sucessor por incompetência ou omissão. Eu espero que essa equação seja resolvida pelo PSDB.”
* Quando o repórter perguntou a Almir se, na sua avaliação, Jatene teria feito corpo mole na campanha de 2006, a resposta veio na ponta do bico – e cortante: “Acho que fez corpo mole. Fez sim, pode escrever. Se não admitir isso qual a outra hipótese?”
* Almir criticou ainda os que, segundo avalia, pretendem cassar sua cidadania, ao insinuarem que ele não teria mais o direito de dar palpites, desde que, por decisão própria, se “exilou” em Bertioga, no interior de São Paulo, a partir do início do ano passado: “São alguns tolos e mal informados”, atacou.
Com o caldo entornado desse jeito, a possibilidade de uma pax tucana a esta altura do campeonato, está difícil.
Muito difícil.

19 comentários:

Anônimo disse...

O que esperar de um estadista ?
Claro, que ele seja um estadista.
E isso, é tudo o que o ex governador Almir Gabriel não está sendo.
Um estadista.
Bertioga, não fez bem a alma do ex governador.
Pelo contrário, fez mal. Muito mal.
Lá, passou a remoer sua derrota, e procurar culpados para ela.
Incansavelmente.
Só achou um.
Remoía mais e mais até que seu coração desse sinais de fadiga de tanto que transbordou de ódio.
Bertioga não serviu para a alma de Almir.
Bertioga fez mal, muito mal a Almir Gabriel.
Longe dos seus amigos e isolado do mundo por decisão própria, como um auto exílio, não conseguiu conviver com sua última derrota como sendo só sua. Quis e achou um culpado, e fez da vingança a única motivação para o resto de sua vida.
Isso lhe fez mal. Muito mal.
Lhe tirou a paz.
A paz de viver.
De amar e ser amado.
De admirar o mundo, e ser admirado por ele.
Tenho por ele uma grande admiração pessoal, e acima de tudo política.
E continuarei tendo.
Ele foi, pra mim e acho que para muitos, um norte.
Um norte e o maior de todos os governadores que já governaram esse estado.
Foi um estadista.
Foi.
Não é mais.
VPF

Anônimo disse...

jornlista Paulo Bemerguy. Coitado do Almir Gabriel,perdeu o senso do ridículo e ainda pensa que é o morubixaba da política paraense. Não vi nenhuma novidade na entrevista. A acusação de corpo mole ao Jatene todos,inclusive o Jatene, já sabiam. Dizer que o governo da Ana Júlia é um desastre, sem obras e sem projetos, é apenas copiar o que o Priante falou, com muito mais contundência na Ràdio Tabajara. Almir, volta para o teu túmulo político.Tu já era!!!

Anônimo disse...

Foi o povo quem expulsou Almir do poder, porque ninguém suportava mais um tucano no governo. O Jatene não fez corpo mole, não, era o doutor Almir que era muito pesado e chato pra carregar. A entrevista ao Diário mostra um Almir papagaio de pirata, repetindo coisas que o Priante já disse sobre o meio-governo da Ana Júlia. Decorou bem as palavras do Priante. O Jatene será o candidato do PSDB. Almir nãomanda mais nada.

Anônimo disse...

Alguém precisa dizer ao ex-governador Almir Gabriel que o tempo dele, de bater na mesa, tratar mal todo mundo e perseguir desafetos. já passou há muito tempo. Pergunte a qualquer prefeito do PSDB o que ele pensa do Almir e ouvirá coisas que até Deus duvida. Aliás, o Almir não respondeu até hoje uma pergunta: por que foi embora às pressas do Pará? O filho dele, Marcelo Gabriel, é quem tem a resposta.

Anônimo disse...

O traidor busca o apoio do traído. É Almir voltando ao ninho do Jader, que o fez prefeito e governador. Na política do Pará até boi voa.

Anônimo disse...

Tudo é possível na política até boi voar...É verdade!!Há algum tempo atrás, nunca, mas nunca mesmo, na história deste Pará, Dr. Almir Gabriel, daria uma entrevista para o Diário do Pará, jornal de Jader Barbalho. Como a política é sórdida, cheia de interesses escusos, que provoca nojo. Se não fosse esse senhor, com sua ambição, seu orgulho, sua prepotência,...nosso estado não estaria hoje na condição que está, desacreditado, abandonado, sem obras, sem projetos e sem políticas públicas e ele contribuiu para a lamentável situação que estamos vivendo hoje. A máscara já tinha caído por tudo que fez o filho com sua conivência, quando foi governador do estado e essa entrevista, ratificou quem realmente é esse senil, mostrando como a política é abjeto.

Anônimo disse...

Como se ele, Almir Gabrriel, precisasse de uma muleta pra ganhar o voto do eleitor.
A verdade verdadeira é que ele já tinha se despedido, depois de cumprir -aliás muito bem, o seu papel: como médico, secretário de Estado, prefeito de Belém, Senador das República e Governador do Estado por dois mandatos.
Não era pra vir tentar um terceiro mandato e, ainda por cima, desbancar o governador Simão Jatene, que cumpria- e muito bem, o seu mandato e se reelegeria facilmente naquela altura.
É por essas e por outras que Simão Jatene é hoje chamado pra voltar ao governo do Estado por onde passa, seja em Belém ou no interior. O povo faz a comparação com o que está aí e vem logo a lembrança do governo passado, numa diferença considerável entre o que foi feito e o descaso que o Estado vive hoje em todas as instâncias, com um governo pífio, sem projetos e sem realizações.Com o povo vivendo uma baixa estima terrível, depois que Belém perdeu a Copa para Manaus.

Anônimo disse...

Todos os tucanos que trabalharam na campanha de 2006 sabem que Almir tem razão: Jatene fez corpo mole e isso prejudicou Almir.
Pode-se discutir se a falta de empenho do então governador foi o fator determinante para a derrota; pode-se, também, em nome do pragmatismo e da sobrevivência política, propor que Jatene seja anistiado pelo boicote traiçoeiro que praticou.
Só não dá para tentar desqualificar o velho Almir, como alguns vem querendo fazer.
A traição foi clara. Ela até pode ser perdoada, mas jamais será esquecida.

Anônimo disse...

Vai pagar Jatene na mesma moeda! Toma-te.

Anônimo disse...

Por mais q seja absurdo, convenhamos q tudo q Almir fala faz sentido!!

Anônimo disse...

Esse VPF, por acaso é o deputado Vic Pires Franco ?

Anônimo disse...

A Valéria perdeu a eleição pra prefeitura por causa de sua própria fragilidade. Em todas as ocasiões, Vic Pires Franco admite isso com absoluta tranquilidade.
Vic nunca culpou o Jatene pela derrota. Vic nunca declarou que o Jatene fez corpo mole. Vic nunca acusou Jatene de apoiar Duciomar por baixo dos panos.
Vic, aliás, nunca faria isso.
Porque Vic é um estadista.
Igual ao Jatene. Eles bem que se merecem....

Anônimo disse...

Me permita discordar de você, anônimo das 10:14, mas o que prejudicou Almir, em 2006, foi a arrogância e a prepotência com que ele próprio conduziu, coordenou, gerenciou... sua campanha, afastando conscientemente tudo e todos que tivessem alguma ligação com o Jatene.
E tem mais, essa afirmação de que o governo Jatene foi regular e que "teve uma pequena participação política e administrativa no interior do Estado, o que refletiria no resultado final das eleições" é absolutamente inconsistente.
Prova disso, foi que o governo Jatene atingiu uma avaliação positiva de 70%, números que garantiriam a reeleição de Jatene facilmente.
Essa talvez seja a maior mágoa do Almir, saber que seu antecessor mesmo sabendo que estava praticamente reeleito abriu mão de seu direito a favor dele e que a população não foi receptiva à essa troca.

luluquefala disse...

Coisa de doido esse comentário do das 12:47
Eu hein !
Vou-te cobra d'agua.
Afinal, decidam.
O Vic, uma hora faz intriga contra o jatene, porque é Mario.
Noutra, já não presta pra turma do Mario Couto.
Aí, aparece o Paulo Chaves, nosso eterno vice, e diz que o Almir está sendo emprenhado pelo Vic.
Decidam, pô !

Anônimo disse...

Não me metam nessa briga, que ela não é minha.
Embalem a rede do Almir porque ele é de vocês.
Só de vocês.
Se atraquem.
Se matem.
Mas não me levem junto.
VPF

Anônimo disse...

Meu caro anônimo das 13:48, a coisa é simples: governante bom elege até uma mala sem alça, como o Almir fez com o Jatene; governante fraco não elege nem um estadista; por isso Jatene não elegeu o Almir.
O resto é estatística fantasiosa de marqueteiro.

luluquefala disse...

Essa, eu aprendi com a vovó, e é velha que nem ela.
Em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher.

Anônimo disse...

Sinto muito anônimo das 18:31, mas o couteiner do Almir não decola mais nem com a ajuda do Lula, que e o rei dos índices de aprovação. E o que é pior, ele arrasta com ele pro fundo poço qualquer um que ele pense em apoiar.
Cuidar de orquideas é o que ele ainda faz de melhor.

Anônimo disse...

Almir, volta para Bertioga!!!

PLEASE!!! BACK TO BERTIOGA!!!