quinta-feira, 12 de março de 2009

O que ele disse


“Mal decolou, o Brasil teve que aterrissar”.
Carlos Langoni
, ex-presidente do Banco Central e professor da FGV (Fundação Getulio Vargas), surpreso com a velocidade com que a economia está se deteriorando no país.

4 comentários:

Anônimo disse...

Recebi e repasso porque achei oportuna.
Mary

QUARTA-FEIRA, MARÇO 11, 2009
A Globo e o fim do mundo
Faça um exercício. Coloque sua TV a cabo no canal "GloboNews" e fique um dia inteiro com a TV ligada ali. Não é preciso que você se poste diante do aparelho. Apenas a deixe ligada enquanto você faz outra coisa.

Vez por outra, você dá atenção ao que é dito e mostrado ali. Deixe seus sentidos abertos. Ao final do dia você estará angustiado.
Sua mente chegará a uma conclusão inequívoca: o mundo está acabando.


A Globo quer semear o caos. Palavras como "crise", "desastre", "colapso", "abalo", "queda", "piora", "quebradeira" repetem-se de maneira cíclica. Sucedem-se entrevistas não com os economistas que estão ajudando a proteger o país dos danos colaterais mais graves da crise, como Guido Mantega, mas com aqueles que afundaram o país e entregaram nossos cofres ao FMI, seguindo a risco seus conselhos inúteis.


Ressuscitar os ex-ministros de Fernando Henrique é parte da tática para levantar o pesado José Serra, candidato do coração da Rede Globo e da Editora Abril.
O PSDB, que conduziu o país ao fundo do poço durante a crise asiática de 97 coloca-se, no jornalismo da Globo, na condição de conselheiro anti-crise.


Seria simplesmente patético se não fizesse parte de um plano macabro: reconduzir essa malta ao centro do poder.


O crescimento mundial deve ser de 3% em 2009.O Brasil, em um cenário recessivo global, "sistêmico" como diz o jornalismo da GloboNews, deve crescer 3,5%, ou seja, acima da média mundial. Bom? Sim, muito bom. No cenário, no contexto, no quadro mundial presente, crescer é muito bom. Se for zero, ainda não seria ruim quando temos economias desagregadas e destruídas como a dos Estados Unidos, cujo sistema financeiro afundam sem qualquer possibilidade de salvação que não seja a bolchevização do sistema bancário.


Enquanto a economia mundial geme de dor, o extraordinário crescimento do Brasil, de 5,1%, registrado em todo ano passado mostra que a economia tem "fundamentos sólidos" e é um dado altamente promissor, mas é ignorado solenemente pelo jornalismo platinado. Se você tivesse a economia dos Estados Unidos crescendo 5,1% em 2008 essa seria a manchete de todos os jornais do mundo. O Brasil é o único país do mundo onde o índice trimestral (acumulativo parcial) de crescimento econômico tem mais importância do que o crescimento anual (acumulativo global).

Apesar da queda do último trimestre, fortemente influenciada por ajuste de estoques em alguns setores, o crescimento do PIB de 5,1% em 2008, impulsionado pela demanda doméstica e crescimento da renda, mostra que a economia brasileira tem fundamentos econômicos sólidos. Isso ajudará na retomada, fazendo com que o Brasil tenha condições de sair mais rapidamente da crise.


A "GloboNews" faz coro com os que acham que convênios federais com movimentos camponeses legítimos é parte do contexto do Apocalipse. Ora, o governo dos Estados Unidos entregar centenas de bilhões de reais para empresas que afundaram por gestão fraudulenta não escandaliza a "GloboNews". Mas um quinhão de reais para educação de crianças em assentamentos do MST causa horror indescritível.


O mundo não vai acabar, como não acabou em 1929. Os escribas da "GloboNews" sabem disso.
O que eles querem é que as pessoas acreditem que acabou e que a culpa é do PT e do governo Lula. Assim fica mais fácil devolver o país a Serra e sua turma. Ainda irá demorar para que a Globo entenda que não pode fazer com Lula o que fez com Brizola. Nas eleições de 2010 o povo, como em 2006, estará na contra-mão da Globo.
POSTADO POR CHICO CAVALCANTE ÀS 12:07 PM links para esta postagem

Anônimo disse...

Qual foi o banco brasileiro que quebrou com a crise?

Anônimo disse...

Chico, vc está bem porque é do PT de ANA. Acho que deveria fazer um exame de vista inclusive de preferencia com o Dr. Dulciomar para que veja as coisas como são e não fazendo uso da futurologia. Chico vc que é amigo da ANA, diga a ela para parar de fazer asneiras.

Anônimo disse...

Chico, cuidado com o Liberal com estesbseus comentários. A Globo está preucupadissima com o seu comentário.