domingo, 8 de março de 2009

Duas mulheres, dois gestos dignos

O blog já registrou a dignidade com que tem se portado a governadora Ana Júlia Carepa no caso que envolve seu irmão João Carlos de Vasconcelos Carepa, o Caíca, indiciado em inquérito por atos libidinosos diversos da conjunção carnal com uma adolescente e que na última sexta-feira silenciou durante depoimento à CPI da Pedofilia do Senado, reunida na Assembleia Legislativa do Estado.
O blog precisa registrar, igualmente, a postura digna com se portou a vice-presidente nacional do DEM, a ex-vice-governadora Valéria Pires Franco (na foto), em relação ao envolvimento do deputado Luiz Afonso Sefer, também acusado de abusos sexuais contra uma menor que morava na casa dele.
Aliás, já cobraram do poster por que nada se mencionou – “nem uma linha sequer”, segundo o Anônimo – aqui no blog sobre a carta que Valéria remeteu a Sefer, fixando-lhe o prazo de 24 horas para formalizasse seu desligamento do partido, sob pena de ir pessoalmente a Brasília para representar à direção nacional do DEM e pedir a desfiliação do deputado. E não será preciso, porque Sefer, ontem, anunciou seu desligamento do partido.
O Anônimo não postou porque a redação, nas viradas de sexta para sábado, tem atribuições em dobro. E por limitações pessoais – já que este é um blog de um só na redação -, não é possível registrar tudo o que de importante deve ser registrada. É frequente que muita coisa seja omitida porque, repetimos, a redação é de um só. Foi o que aconteceu: passamos batido e deixamos de postar a carta da vice nacional do DEM.
Mesmo assim, mesmo sem o registro do blog – que só agora faz a menção por justiça -, é evidente que a postura de Valéria a dignifica como mulher, como mãe e como pessoa pública.
Mulheres e mães expressam muito mais, com suas sensibilidades sempre à flor da pele – à flor da alma, melhor seria – a repulsa por crimes como esses.
Mulheres e mães expressam muito mais, nessas horas, o sentimento de proteção que as transforma em gigantes nas horas em que ninguém – nem os gigantes – é capaz de superá-las.
A propósito, quem foi à polícia registrar uma ocorrência policial contra a Caíca.
Foi uma mulher, a mãe da adolescente supostamente abusada por ele.
Quem foi à CPI, mesmo encapuzada, e teve a coragem de confirmar tudo o que disse à polícia?
Foi uma mulher, a mãe da adolescente supostamente abusada pelo irmão da governadora.
Assim como Ana Júlia, Valéria também dignifica a condição de mulher pública.
São duas mulheres que adotaram dois gestos dignos.
Registre-se.
Registrado.

3 comentários:

Franssinete Florenzano disse...

Paulo, parabéns pelo post. Comungo de suas palavras a respeito da postura digna de Valéria Pires Franco e Ana Júlia Carepa - imagino a dor da governadora, que não tem culpa dos atos de seu irmão -, e a agonia pública por que passa, sem permitir que isso a desvie um milímetro de suas obrigações. As mães e avós que têm se posicionado firmemente, tantas mulheres anônimas e que mudarão, certamente, o rumo de nossas tristes estatísticas, merecem, mais do nunca, nossa homenagem e testemunho.

Poster disse...

As mulheres, Franssi, mais uma vez dão grandes exemplos.
Abs.

Poster disse...

Anônima ds 12:48, que mandou informações sobre Marituba.
Suas informações estão anotadas.
Vou procurar checá-las.
Obrigado e um bom domingo.
Abs.