quinta-feira, 5 de março de 2009

Calouros da Ufra festejam

No AMAZÔNIA:

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) divulgou, ontem de manhã, o listão dos aprovados no vestibular 2009. Das 630 vagas ofertadas pela instituição, em Belém e no interior do Estado, apenas duas não foram preenchidas. As vagas que sobraram são do curso de Zootecnia, no município de Parauapebas, no sudeste do Pará. De acordo com o professor Orlando Tadeu, da Comissão do Processo Seletivo (CPS), a Universidade já previa que sobrariam vagas no campus de Parauapebas, que apresentou a menor demanda dos últimos anos.
'Concluímos que as vagas não seriam todas preenchidas assim que encerramos o processo seletivo. Esse ano, além da procura ter ficado abaixo da média, também tivemos um grande número de faltosos'. Em Parauapebas, onde foram ofertadas 50 vagas no curso de Zootecnia, 70 candidatos não compareceram para fazer a prova. A concorrência era de 2,6 candidatos por vaga. Segundo a Comissão do Vestibular, mesmo em Belém, onde não sobraram vagas, a pontuação geral dos candidatos ficou abaixo da média dos últimos anos.
No vestibular 2009 a pontuação máxima foi de 78,5. Em anos anteriores essa nota era, em média, de 86 pontos. 'Para o que estávamos acostumados, pode ser uma nota considerada baixa', avaliou Tadeu. O primeiro lugar geral foi do curso de Medicina Veterinária, o segundo mais concorrido da Ufra, com 15,9 candidatos por vaga.
Na divulgação do listão, poucos calouros foram até a sede da Universidade. Desde as 9 horas a relação dos aprovados já estava disponível no site da instituição: www.ufra.edu.br.
Primeiro - O primeiro lugar geral do Vestibular 2009 da Ufra, o estudante Damazio Campos de Souza, ficou sabendo na Universidade Federal do Pará (Ufpa), onde participava da Semana do Calouro, que havia sido aprovado em mais um vestibular, desta vez para o curso de Medicina Veterinária. Para ele, que passou também nos cursos de Administração, no campus de Belém, e Fisioterapia, no campus de Santarém, ambos da UFPA, a aprovação na Ufra foi um presente de aniversário. Damazio completa 19 anos, sábado, dia 7.
'A prova não estava difícil, apenas trabalhosa', comentou o estudante, que esperava pela aprovação, mas ficou surpreso com o primeiro lugar. Por enquanto, ele vai tentar conciliar as duas universidades em Belém. 'Até onde der vou cursar Administração e Veterinária. Depois, se precisar escolher, vou avaliar com qual me identifico mais', afirmou.
Matrícula - Entre os dias 23 e 27 deste mês, os calouros devem comparecer ao auditório Waldir Bouhid, no prédio central da Ufra, munidos de documentos como histórico escolar, certificado de conclusão do ensino médio, documento de identificação (certidão de nascimento, carteira de identidade, certificado militar), título de eleitor, CPF e duas fotos, para efetuar a matrícula. O início das aulas está previsto para o dia 6 de abril.

Clique aqui para ver a relação dos aprovados

Nenhum comentário: