terça-feira, 6 de janeiro de 2009

UFPA obtém certificado de qualidade na produção de software

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPA (CTIC) é a segunda instituição de ensino do país e primeira da Região Norte a conquistar o Certificado de Qualidade da Melhoria de Processos de Software (MPS.BR), gerenciado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro. O Certificado reconhece a excelência da Universidade na produção de programas de computador.
Desde que foi criado em 2004, o MPS.BR já avaliou mais de 110 empresas em todo o país. "Essa é uma tentativa de incentivar o desenvolvimento de tecnologia no Brasil, oferecendo uma Certificação com custos acessíveis às empresas nacionais, inclusive às de pequeno porte, e promovendo padrões de qualidade aceitos internacionalmente", explica Antônio Jorge Abelém, coordenador do CTIC.
No dia 15 de dezembro, uma comissão da Softex esteve na UFPA para apresentar o relatório final da avaliação. Sem apontar pontos fracos, os representantes da Associação anunciaram a conquista do Certificado de Qualidade nível G para o CTIC. "Ficamos felizes por testemunhar que os investimentos e esforços, dessa Unidade, se converteram em resultados. O CTIC deixou de ser um departamento de serviços dentro da Universidade para se tornar um centro de desenvolvimento de tecnologia", parabenizou o Reitor da UFPA, Professor Dr. Alex Fiúza de Mello.
Para a equipe que efetivou as melhorias e conquistou o título, é hora de agradecer. "Em um mundo onde a tecnologia e os conhecimentos ganham conotações mundiais, nos orgulhamos de receber esse reconhecimento da qualidade na produção de software. Mais ainda, nos orgulhamos de desenvolver um trabalho voltado para um lugar privilegiado, como é a Universidade, sabendo que os programas que usamos são desenvolvidos aqui e não deixam a desejar em nada em relação as demais ferramentas computacionais disponíveis", afirma o coordenador do CTIC.
"Toda a equipe do Centro está de parabéns. O Nível G é o mais difícil de ser conquistado porque o primeiro passo é sempre o mais sofrido. É complicado sair de um estado de inércia e ter coragem de buscar o reconhecimento em uma área tão competitiva", conta a professora Carla Dias, coordenadora do curso de Especialização em Gerência de Projetos de Software da UFPA e do Laboratório de Engenharia de Software da UFPA, que atuou na consultoria do CTIC durante a avaliação.
Para a coordenadora da Gerência de Sistema de Informação do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPA, Valéria Câmara, este é um momento histórico. "Certamente este foi um dia especial e devemos essa conquista a todos, não apenas à equipe que trabalha diretamente no desenvolvimento de software, mas a todo o CTIC, que se dedica integralmente ao seu trabalho. Isso é apenas o começo, agora vamos trabalhar, ainda mais, para alcançar o nível F", promete.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Nenhum comentário: