segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Teto da Igreja Renascer desaba e mata 7

Na FOLHA DE S.PAULO:

O teto da sede internacional da Igreja Renascer em Cristo, no Cambuci (região central de São Paulo), desabou por volta das 18h55 de ontem, no principal dia de culto dos fiéis.
Pelo menos sete mulheres morreram e outras 93 pessoas ficaram feridas -três em estado grave, segundo a Secretaria da Segurança Pública. As vítimas não haviam sido identificadas -as informações eram de que duas delas tinham mais de 60 anos e uma, cerca de 15.
Até a conclusão desta edição, as equipes seguiam as buscas e havia risco de mais desabamentos. Os bombeiros não descartavam a possibilidade de haver mais corpos sob os escombros.
Houve pânico e correria. Os feridos eram atendidos na avenida Lins de Vasconcelos, em frente ao prédio desabado. Cerca de 40 ambulâncias foram ao local e dezenas de macas eram espalhadas pela rua, para facilitar o atendimento às vítimas.
Vários fiéis que estavam fora do templo tiveram crise nervosa. Da entrada principal do templo, nada se via e não era possível ter a dimensão dos escombros. Na rua Robertson, na lateral do templo, é que se via o desabamento por inteiro.
O acidente ocorreu num horário de transição entre dois cultos -segundo os bombeiros, havia um fluxo aproximado de 500 pessoas entrando, saindo ou dentro do prédio. Segundo a Igreja Renascer, havia menos de cem fiéis no templo.
O último culto havia acabado, e os fiéis chegavam para outro, que começaria às 19h.
A voluntária Maria Célia Soares, 57, estava dentro do templo na hora do desabamento. Responsável por cuidar das crianças durante os cultos, ela estava com um bebê no colo e ainda observava outras 20 crianças quando ouviu um estrondo e muita fumaça. "Parecia que o mundo ia acabar. Fui puxando as crianças e saímos correndo."
"Uma nuvem de poeira veio do fundo. O teto caiu inteiro, como se fosse uma carta de baralho", afirmou a fiel da igreja Maria Aparecida Araújo, 52.
"Foi um Deus-nos-acuda. As pessoas se debatiam no chão. Quem estava do lado de fora e viu tudo teve crise nervosa. Por pouco não fiquei soterrado, pensei que fosse morrer", disse José Fernando da Silva, 45, outro frequentador da Renascer.
"Me salvei. Estava lá no meio quando caiu tudo. Foi tudo muito rápido", gritava a fiel Graça Medeiros, 46.
Três edificações vizinhas ao templo foram evacuadas e interditadas pela Defesa Civil logo depois do acidente, sob a ameaça de também desabarem.
A Lins de Vasconcelos foi interditada e dezenas de ônibus ficaram enfileirados, o que dificultava o tráfego das ambulâncias. A CET diz não saber quando a via vai ser liberada.

Lotação
A capacidade do prédio da sede da Renascer é para cerca de 1.800 pessoas sentadas. Trata-se do maior templo da igreja evangélica -onde Kaká, jogador de futebol do Milan, casou-se em 2005. O local também chegou a ser alvo de um incêndio, sem deixar vítimas, em setembro de 2006.
Segundo fiéis e vizinhos da igreja, o prédio passou por reforma havia três meses. A Renascer nega e diz que apenas a fachada teve a pintura renovada. Presidente da Renascer, o bispo Geraldo Tenuta Filho disse que a documentação do templo estava em ordem.
O estacionamento da igreja era usado ontem por helicópteros da PM para ajudar no transporte dos feridos -eles foram levados para 17 hospitais. Equipes de resgate usavam cães farejadores. Cerca de 30 carros dos bombeiros foram ao local.
O prefeito Gilberto Kassab (DEM) e o governador José Serra (PSDB) acompanharam os trabalhos de socorro às vítimas. Após vistoriar o prédio, os dois foram ao hospital Cruz Azul, onde estavam internados alguns dos feridos.

Nenhum comentário: