domingo, 18 de janeiro de 2009

São Sebastião será homenageado hoje em Círio.

No AMAZÔNIA:

Paroquianos do município de Santa Bárbara prestam, hoje, homenagem ao padroeiro São Sebastião. A procissão com a imagem do santo terá início às 8 horas e vai percorrer várias ruas da cidade. Às 19 horas, o arcebispo metropolitano de Belém, dom Orani João Tempesta, preside a segunda missa do dia.
O Círio de São Sebastião dá início à festividade paroquial em homenagem ao padroeiro. Começa hoje e se estende até o dia 26, quando ocorrerá o segundo mais importante evento da programação: a derrubada do mastro ornamentado com plantas, frutas e a bandeira do santo.
A imagem do padroeiro será conduzida num andor todo decorado com flores naturais. A banda da Polícia Militar e o ministério de música da paróquia vão animar os fiéis com cânticos e exortações. A procissão será presidida pelo pároco, padre Manoel Abraão Farias Pinto.
A coordenação espera a participação de pelo menos 5 mil fiéis, representantes das 18 comunidades paroquiais. Durante toda a programação festiva, os paroquianos vão se revezar no salão paroquial, promovendo noites festivas, com vendas de comidas típicas. Também durante esse período, a igreja matriz vai receber outros sacerdotes, convidados para presidir as celebrações e pregar sobre temas diversos.
História - São Sebastião nasceu em Narbonna, na Itália, em 250 d.C. Era um valente soldado, tendo ingressado no exército com cerca de 19 anos. Sua fama de bom soldado era tamanha que se tornou estimado pelos imperadores Diocleciano e Maximiano, tanto que confiaram o comando do primeiro exército pretoriano a ele. Mas Sebastião vivia num tempo em que era proibido confessar que era cristão. Em vez de perseguir, ele defendia os cristãos. Por isso foi denunciado ao imperador Diocleciano, que ficou indignado e o condenou à morte.

Nenhum comentário: