domingo, 18 de janeiro de 2009

Remo estreia no Estadual

No AMAZÔNIA:

O Campeonato Paraense de 2009 a se iniciar neste fim de semana, é para o Remo, com toda certeza, o mais aguardado e, claro, almejado por todos os que vibram com a camisa azulina. Em seus 104 anos de história, o clube batalhará por um título dos mais marcantes. Afinal, estará em jogo o tricampeonato e, principalmente, a sobrevivência na temporada. Isso porque o Leão Azul depende de uma boa classificação no torneio estadual para garantir vaga na Série D do Brasileiro. O primeiro obstáculo a superar é uma equipe emergente: o São Raimundo, quarto colocado na primeira fase do Parazão, disputada ainda em 2008. A partida será no Baenão, às 16 horas. No ano passado, os dois times se enfrentaram na terceira rodada e o Remo conquistou sua primeira vitória na competição, depois de derrotas para Pedreira e Tiradentes.
O time que irá a campo nesta tarde, sob o comando de Flávio Campos, é bem diferente daquele que a torcida acostumou-se a ver no ano passado. Sem dinheiro, o Remo não investiu em grandes contratações. Para piorar, praticamente desfez o elenco do ano passado. Além de não ter renovado os contratos de jogadores considerados fundamentais no esquema do time, como os meias Ratinho e Lenílson, o clube ainda perdeu por via judicial o lateral-direito Cicinho e os zagueiros Da Silva e Diego Barros, entre outros.
Problemas à parte, a nova diretoria de futebol, comandada por Orlando Frade, vem trabalhando como pode para montar um time competitivo. O técnico contratado foi o competente Flávio Campos. Até agora, nenhuma contratação de peso foi anunciada. Apenas a vinda de alguns atletas de pouco nome, como o zagueiro Bruno Sá, o meia Franklin e o atacante Bruno Andrade, além de Beto, volante que jogou pelo Remo em 2007/08, e do goleiro Evandro, destaque do 15 de Novembro-RS na Série C de 2004, quando foi comandado pelo treinador azulino. Mas a maioria do grupo é formado por jovens promessas das divisões de base, como o zagueiro Bruno Oliveira, o lateral-esquerdo Edinaldo e o meia-atacante Heliton. Esta será a primeira competição estadual destes garotos.
Quem está lá garante que o feito do ano passado será repetido e a torcida não tem o que temer. O treinador faz questão de ressaltar o aspecto inteligência para seus jogadores. Para começar, o fator campo foi bastante lembrado pelo comandante azulino. 'Estamos jogando no nosso campo, temos que impor nosso ritmo. Não podemos permitir que os outros entrem na nossa casa e tomem conta de tudo', comparou.
E como joga em casa, Campos exige pressão total em cima do adversário. Ou seja, ele quer o Remo marcando forte e no campo de ataque, mas, é claro, sem esquecer os devidos cuidados com a retaguarda. 'É preciso dar um choque no adversário, mas colocar uma ‘fita isolante’ lá atrás para evitar qualquer surpresa desagradável', lembrou o treinador.

Nenhum comentário: