sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Regras do TRE cerceiam participação democrática, diz o PT

O presidente regional do PT, João Batista Barbosa, emitiu há pouco uma nota em que considera que a resolução do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), marcando para o próximo dia 8 de março as eleições para prefeito de Santarém, “praticamente deixar fora da nova disputa eleitoral o PT de Santarém, justamente o partido que estava no governo e foi democraticamente reeleito pelo povo, numa ampla coligação.”

A seguir, a nota do Diretório Regional do partido:

 

--------------------------------------

 

1. O Partido dos Trabalhadores no Pará lamenta, denuncia e repudia a decisão do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), em praticamente deixar fora da nova disputa eleitoral o PT de Santarém, justamente o partido que estava no governo e foi democraticamente reeleito pelo povo, numa ampla coligação.

2. Ao determinar que a desincompatibilização de funcionários exercentes de cargos públicos tem que levar em conta o final de junho-2008 e não uma nova data que deveria ter sido marcada no novo calendário eleitoral, o TRE restringe a participação das lideranças do PT que estavam no governo de Santarém, ou em outros cargos públicos.

3. Ora, se o TRE determina um novo pleito, com prazo para convenção, propaganda eleitoral e todas as atividades de uma eleição, por que mantém o prazo da desincompatibilização ligado a junho-2008?

4. Por que o douto Tribunal não estabeleceu uma data razoável de desincompatibilização, permitindo a plena participação de todos os partidos no pleito e a democracia? 

5. O PT irá à Justiça questionar a decisão do TRE, que atinge tão somente o Partido dos Trabalhadores e deixa em xeque a democracia, ao restringir a participação de todos os partidos em condições semelhantes.

 

JOÃO BATISTA BARBOSA

Presidente do PT

2 comentários:

Anônimo disse...

Luluquefala:
Será que esse João Batista, do PT, pensa que a gente não pensa ?
Será que ele nunca ouviu falar numa coisa chamada lei eleitoral ?
Pois é lá que está o artigo que estabelece o prazo para desincompatibilização de cargos públicos, que vale para todas as eleições.
Esse pessoal do PT, não é chegado a uma lei, não.

Anônimo disse...

Ora, ora, era só o que faltava. O bonitinho do PT queri, então, que o Tribunal Eleitoral adequasse as regras dentro das possibilidades dosn possíveis candidatos do Partido dos Trabalhadores.
Como diz um amigo meu, eles podem até não ser, mas que esses petistas pensam ser e que podem tudo, isso, com certeza, eles pensam.