quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Papão assume a liderança

No AMAZÔNIA:

O Paysandu assumiu, ontem à noite, a liderança do Parazão, ao derrotar o Castanhal, por 2 a 0, em pleno 'Mimão', na Cidade Modelo. Com a vitória, a equipe alviazul atingiu seis pontos, ultrapassando o São Raimundo, de Santarém, que soma três pontos e tem um jogo a menos. Os gols do Papão foram anotados por Zé Augusto e Zeziel, ambos no segundo tempo. A vitória decretou o fim do tabu que era mantido por Artur Oliveira, que nunca havia perdido para o adversário, tanto como jogador como treinador. O time bicolor volta a jogar no domingo, na Curuzu, contra o Time Negra. O Japiim, por sua vez, recebe em Castanhal a visita do vice-líder São Raimundo.
O técnico Édson Gaúcho surpreendeu na escalação do Paysandu. Ele sacou o volante Lê e os atacantes Balão e Zé Augusto. O Papão entrou em campo com apenas um jogador de frente - Zé Carlos. Com isso, o treinador procurou fechar mais o meio-campo da equipe, com Rafael Oliveira, que ganhou a vaga de titular, tendo a missão de auxiliar o ataque. O esquema 4-5-1 foi adotado por Gaúcho com base em informações do auxiliar Mário Henrique, que viu a estreia do adversário no Parazão, diante do Ananindeua. O Castanhal adotou o 3-5-2, sem invenção por parte do técnico Artur Oliveira.
O jogo começou corrido. Antes do primeiro minuto, o Castanhal já havia chegado ao ataque, mas sem grande perigo. O Japiim manteve a pressão, contudo não conseguia penetrar na área bicolor. O time aurinegro tinha mais posse de bola, explorando bem as laterais. A zaga do Papão quase sempre levava desvantagem nas jogadas aéreas. Mesmo superior, o time da casa praticamente não exigia esforço do goleiro Alencar Baú.
Faltava objetividade ao Castanhal, que não criava situações de gol. O Papão, com o meia Rossini anulado pela boa marcação de Amaral, sequer conseguia chegar à área adversária. Zeziel, que poderia fazer o papel de criador para o time bicolor, era apenas discreto. Com isso, o atacante Zé Carlos, que jogava só, era peça decorativa em campo, sem qualquer produção ofensiva.
A partir dos 20 minutos, o Papão deu uma pequena melhorada, mas nada muito animador. O único lance de perigo no primeiro tempo aconteceu aos 28 minutos. Aldivan cobrou falta na área e Roni escorou, de cabeça, para a defesa do goleiro.
No segundo tempo, com a entrada de Zé Augusto, no lugar de Rafael Oliveira, o Papão ganhou mais espaço no meio-campo. Mas até os 15 minutos o jogo esteve equilibrado. Só a partir daí, com sua marcação mais adiantada, o Paysandu passou a mandar em campo. Todas as iniciativas de ataque eram do visitante. O Japiim se defendia e tentava explorar o recurso dos contra-ataques.
O Papão levou a melhor. Depois de muito pressionar, aos 36 minutos Zé Augusto abriu o placar escorando cruzamento de Balão, da direita. O time de Gaúcho manteve-se no ataque e, aos 42, aumentou a vantagem por intermédio de Zeziel, de cabeça, após cruzamento de Rossini. Uma vitória merecida pelo futebol mais eficiente apresentado pelo Papão, no segundo tempo.

Nenhum comentário: