terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Os doutos professores e suas patéticas declarações

De um Anônimo, sobre a postagem Faculdades abaixo da média:

Os doutos professores fazem patéticas declarações.
Parece que os estudantes chegam às universidades e faculdades sem nada saberem e, ao final de sua jornada "superior", continuam nada sabendo.
Precisam, antes de fazerem coro às "balelas" haddadianas (Fernando Haddad = Ministro da Educação), entender que as tais medidas que colocam a UFPA e a Ufra em 1º e 2º lugares consideram tão somente (ou quase exclusivamente) a existência de doutores - mesmo que não ministrem aulas como elemento mais importante da avaliação.
Esquecem também que os doutores que servem para a estatística do MEC (na verdade INEP) - titulados com recursos da sociedade para serem pesquisadores e formuladores de novos conhecimentos - agora servem apenas para serem "números variáveis" de uma estatística perversa.
Chega a ser curioso que estatisticamente as universidades públicas estão em primeiro lugar e, no entanto, não conseguem fazer com seus egressos sejam aprovados nos concursos de conhecimentos largamente praticados nos últimos tempos.
Outra coisa: o indignado que se manifestou aqui no blog deve saber que o Cesupa é o único Centro Universitário (uma das formas de organização das instituições de ensino superior) do Pará. Logo, tem é que tirar o primeiro lugar!
No Norte, há apenas mais um Centro Universitário - em Manaus, parece que se chama Newton Lins.
É verdade que o MEC tem a culpa por autorizar tantas escolas, a maioria sem qualquer preparo para a criação (pesquisa) e a difusão (ensino e extensão) do conhecimento, porém é importante considerarmos o nosso respeito pelo trabalho dos colegas de outras instituições, e os egressos destas, que têm os mesmos direitos de buscar a luz do conhecimento.

Nenhum comentário: