domingo, 18 de janeiro de 2009

FSM impõe a paz nas ruas de Belém

No AMAZÔNIA:

O novo comandante da Polícia Militar, coronel Luiz Dário, prometeu que anunciará nesta semana uma operação de segurança específica para o Fórum Social Mundial (FSM). O evento, que deverá reunir em Belém cerca de 80 mil pessoas de vários Estados brasileiros e de vários países, no período de 27 de janeiro a 1º de fevereiro, está causando uma grande expectativa na população, sobretudo a que mora às proximidades dos locais onde o evento se realizará. Todos querem que o esquema de segurança montado para o fórum se torne permanente nas comunidades e em toda a cidade após o seu término.
O casal de idosos Oséas Souza, de 80 anos, e Áurea Oliveira Souza, de 74 anos, contam que já viram, das grades do portão da casa deles, na avenida Perimetral, várias pessoas serem mortas em situações de assalto. Agora, eles dizem que o policiamento por lá melhorou muito. Há viaturas e barreiras de revista durante quase todo o dia, mas temem que essas ações de segurança sejam retiradas do bairro da Terra Firme após o encerramento do FSM. 'A segurança está boa por aqui, por enquanto. Homens da Guarda Nacional estão também fazendo ronda no bairro. Mas o problema é depois que o fórum acabar. Será que esse policiamento todo permanecerá por aqui?', questiona Oséas Souza.
O coronel Luiz Dário informou, na primeira entrevista coletiva concedida após a sua posse, na última sexta-feira, 16, que a operação específica para o FSM será realizada de forma paralela às operações 'Armagedon' e 'Reação', que já foram deslanchadas pela PM nas duas últimas semanas. Segundo ele, 4.500 policiais militares, alguns vindos de batalhões de cidades do interior, vão reforçar o policiamento na capital a partir do início do Fórum e permanecer na capital por mais 15 dias após o encerramento do evento.
Plano - A diretora do Instituto Paulo Freire, Salete Camba, que é uma das coordenadoras do FSM, informou que cerca de 7,5 mil pessoas estarão trabalhando na área de segurança do evento.
Além de policiais militares, a organização do evento está planejando também o uso de segurança privada para garantir a segurança em áreas internas dos locais de realização da programação do Fórum. De acordo com ela, o plano de segurança do FSM, incluindo a segurança privada, deverá estar pronto nesta semana. 'Estamos dialogando com todas as 37 instituições envolvidas no Fórum e com todos os órgãos que de forma direta ou indireta atuam na área de segurança para que a gente consiga desenvolver ações que garantam a tranquilidade do evento', disse Salete Camba.

Nenhum comentário: