terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Belém recebe tropa da Força Nacional

No AMAZÔNIA:

Hoje desembarcam em Belém os primeiros 120 dos 300 homens da Força Nacional de Segurança Pública, vinculada ao Ministério da Justiça, para atuação no Fórum Social Mundial 2009.
O secretário de Estado de Segurança Pública, Geraldo Araújo, informou ontem que os 120 homens chegam logo no começo do mês para fazer o reconhecimento de todas as áreas onde ocorrerá o Fórum. A intenção é que o primeiro grupo da Força Nacional tome conhecimento de todo o plano de segurança pública para o evento.
Os outros 180 homens da FNSP chegarão no dia 17 de janeiro, segundo o secretário. O efetivo da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) foi recrutado em todo o Brasil, mas estarão diretamente subordinados à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup).
Geraldo Araújo informou que todos atuarão no policiamento preventivo de toda a região do Fórum Social Mundial, principalmente em áreas como as das universidades federais do Pará (UFPA), Rural da Amazônia (Ufra) e Hangar.
A primeira leva de homens chega de Brasília nesta manhã. 'Temos um enorme planejamento que já está fechado e foi apresentado ontem, em reunião no Comando da Polícia Militar porque a segurança pública vai agir em Mosqueiro, Castanhal, Benevides, Santa Izabel e Benevides também', detalhou.
Atualmente, a maior preocupação do secretário é com a formação de mão-de-obra para operar os equipamentos de inteligência adquiridos nos últimos anos. Segundo ele, o Estado investiu mais de R$ 17 milhões só com Inteligência. 'Agora estamos formando pessoas para operar esses equipamentos', realçou.
A Força Nacional, criada em 2004, é um programa de cooperação de Segurança Pública brasileiro, coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça. Trata-se de um grupo inspirado nas Forças de Paz da ONU e planejado para agir nos Estados em casos de crise aguda de segurança.
O Fórum Social Mundial acontece de 27 de janeiro a 1º de fevereiro, em Belém, como contraponto ao Fórum Econômico Mundial, que reúne os países mais ricos do mundo.

Nenhum comentário: