quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Bancos anunciam redução de juro para consumidores e empresas

Na FOLHA DE S.PAULO:

Logo após a decisão do Copom de reduzir a taxa Selic em um ponto percentual, bancos privados e públicos anunciaram redução de suas taxas.
Bradesco, Itaú e Unibanco diminuíram taxas para pessoa física e jurídica. No crédito pessoal do Bradesco, do Itaú e do Unibanco, as taxas máximas mensais foram reduzidas em 0,08 ponto percentual. No Santander e no Real, a taxa máxima do crédito pessoal foi reduzida de 6,69% para 6,36% ao mês.
Pressionados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal também anunciaram redução. O BB reduziu os juros de seis modalidades de financiamento, incluindo empresas e pessoas físicas. Com isso, os juros máximos cobrados no cheque especial passaram de 7,89% ao mês para 7,81%. Nos financiamentos de capital de giro, a taxa máxima caiu de 2,50% ao mês para 2,40%.
Nos dois casos, os juros efetivamente cobrados dependem do prazo da operação e do perfil do cliente. A queda de um ponto percentual na Selic equivale a cerca de 0,1% ao mês.
A Caixa fez cortes em 11 linhas de crédito. No consignado, a taxa passou de 2,50% ao mês para 2,39%. Nos financiamentos para capital de giro para médias e grandes empresas, recuou de 2,80% ao mês para 2,70%. A expectativa, segundo o vice-presidente de Finanças da Caixa, Márcio Percival, é a de que os juros encerrem 2009 em 10,5% ao ano, abaixo dos 11,75% estimados antes.

Nenhum comentário: