sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Até quando a violência, a impunidade, a selvageria?

Do leitor Raimundo Costa, sobre a sua postagem Assalto termina em morte:

Meu Deus, aonde vamos parar?! Não agüento mais ler, ouvir e ver tamanhas violências. Não podemos sequer pagar uma conta, comprar um refrigerante na esquina, parar em um sinal de trânsito. E se aparece uma bicicleta ou motocicleta com duas pessoas, confesso: entro em pânico, em total paranóia.
Não podemos nos divertir e festejar nas praias e balneários, pois esses animais ficam à espreita para nos atacarem de forma covarde e virulenta. E por favor, jamais reaja, porque você pode morrer, e se matar o marginal, a primeira coisa que aparece são os tais direitos humanos para cobrar a vida do ladrão-assassino. Nem em casa estamos a salvo, pois a qualquer momento um meliante, um criminoso, um animal perverso pode entrar nos molestar, admoestar, aterrorizar e até, valha-me Deus!, nos matar.
Não respeitam nem igrejas, santuários, homens e mulheres que pregam a paz.
Cadê os direitos humanos?
Cadê as autoridades que são pagas para nos defenderem?
Cadê a governadora, que em campanha criticou a tal "sensação de insegurança" como mote e hoje estamos em uma insegurança jamais vista? Guardando as devidas proporções, estamos com índice de criminalidade pior do que Recife, São Paulo, Rio de Janeiro.
E o mais grave, quando prendem um assassino hediondo e crápula destes, as autoridades dizem: "Ah! este é o Sanfoneiro, Macaquinho, Urubuzinho, Cara-de-Lata, etc. conhecidíssimo e altamente perigoso...", e nós com cara de idiotas e bobocas, com o gosto amargo de impunidade e impotência.
Até quando veremos pais, mães, filhos, irmãos, amigos terem suas vidas ceifadas por canalhas inescrupulosos?
Senhoras e senhores autoridades deste Estado e cidade, saiam de seus gabinetes e ponham em prática políticas de segurança, sinceramente, o que falta é boa-vontade. Pois tenho certeza que recursos é que não faltam.
É com muita indignação que escrevo este desabafo, pelo assassinato deste jovem e de muitos outros que perdem suas vidas de forma tão banal que chega às raias do inacreditável.
Que Deus ilumine e proteja a todos nós neste 2009!

3 comentários:

Anônimo disse...

O que choca quando se vê álguém protestar contra a violência que grassa no Pará é ver que os grandes culpados - na visão dos comentaristas - são os defensores dos direitos humanos, como se esses colaborassem com a violência. Pois grandes responsáveis pela violência são, também, esses comentaristas, que acham que os únicos humanos merecedores de direitos são eles e seus familiares, são, como dizem, os "cidadãos de bem", traduzindo: os burgueses endinheirados que não podem sair sem sofrerem assaltos dos "cidadãos do mal". Enquanto houver quem pense assim, que existem classes merecedoras de respeito a seus direitos e classes que merecem bala, a violência está liberada para grassar à vontade, porque os cidadãos desprovidos de seus direitos, pelos autoproclamados "cidadãos de bem" se sentiram aptos a usar da violência para fazer valer sua presença no mundo.
Pois que saibam os estúpidos defensores de direitos só para alguns privilegiados que "direitos humanos" são para todos e não, como dizem alguns extremamente cínicos, apenas para "humanos direitos" entre os quais, naturalmente eles se incluem, fazendo questão de excluir de suas listas os humanos sem nenhum privilégio.
A violência deve ser combatida sem cessar, mas toda e qualquer violência e não apenas aquela que atinge os lares mais abastados;

Anônimo disse...

Olha o Hangar!!!
O Hangar é uma festa!
02-Jan-2009
A maior obra inaugurada pela governadora Ana Júlia Carepa (PT) em seus dois anos de governo, o Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia - a cara do arquiteto tucano Paulo Chaves, é uma eterna festa! Se vocês conseguirem entender o que publicou o Diário Oficial de hoje, por favor me expliquem. Humildemente, reconheço minha ignorância. Só sei que são quae R$ 400 mil, sem licitação, para variar um pouco.

DIÁRIO OFICIAL Nº. 31329 de 02/01/2009

ÓRGÃOS
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

PORTARIA Nº 080/2008-CIDS DE 29/12/2008

A COORDENADORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, no uso de suas atribuições legais,

RESOLVE:

I - DISPENSAR a licitação para permitir, durante a realização do Fórum Social Mundial e do Fórum de Autoridades Locais, a participação de autoridades locais e representantes da sociedade civil organizada dos países latinoamericanos, bem como a realização de exposições culturais e de produtos dos países andino-amazônicos, no valor de R$-398.512,88 (trezentos e noventa e oito mil, quinhentos e doze reais e oitenta e oito centavos) a contar de 29 de dezembro de 2008 a 28 de fevereiro de 2009, em favor da Organização Social Viamazônia.

II - A dispensa prevista nesta portaria é com base no art. 24, inciso, XXIV da Lei nº 8.666/93 e suas alterações.

III - Esta portaria entra em vigor nesta data.

REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE

MARIA DE NAZARÉ OLIVEIRA IMBIRIBA MITSCHEIN

Secretária-Chefe

Comentários Adicionar novo

Anônimo disse...

“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.” Assim afirma o art. 1º da Declaração Universal dos Direitos do Homem da Organização das Nações Unidas.

É de se espantar que certas pessoas confundam “alhos com bugalhos”, tentam misturar óleo e água. E mais grave, usa-se de suas ideologias retrógadas para argumentar de forma infantil, até. Mas que na prática não agem como propalam.

Aqui e no comentário que postei simplesmente resume-se a uma indignação que é minha, só minha. Não escrevo pelos outros. Embora, acredite que muitos compartilhem da mesma linha de pensamento.

Para mim, todos são iguais, até prova em contrário. E o que seria essa prova em contrário? É quando alguém comete algum crime, diga-se de passagem, delito comprovadamente grave. Para os casos em que comentei, pois não. E nesses casos, sou radical, é cana mesmo! Não me venha dizer que é a classe dominadora sobre os menos abonados ou despossuídos. Este discurso já está comprovadamente desqualificado, pois, já vimos em várias épocas e momentos, não tão remotos assim, que com a tomada de poder com o dito e recorrente discurso, fez nascerem vários déspotas, tiranos, ditadores e afins. E nem por isso, a violência diminui, muito pelo contrário. E mais, não é pela posição social que se mede o cidadão e sim pelo comportamento. E posso escrever sem medo de errar, é na classe mais humilde que encontramos verdadeiras histórias de vida, merecedoras de aplausos e exemplo.

Infelizmente, existem pessoas que não têm o privilégio de pensar e concatenar idéias sem proselitismo, como você, anônimo. Dito isso, você é digno de pena, para ficar no mínimo.

Os grandes responsáveis pela violência somos nós, anônimo. E não me excluo. Quando voto e aceito este ou aquele governante que não corresponde com atos pertinentes à sua função, quando não grito e esperneio pelos desmandos de alguma autoridade. Tento diariamente fazer minha parte. Não tire os outros por você e seus pensamentos intestinais.

Ratifico tudo que escrevi, e mais, os defensores dos direitos humanos não são só aqueles que trabalham sem remuneração, pelo ideal, até porque, a responsabilidade é a mesma e até maior daqueles que recebem por uma atividade. Os defensores dos direitos humanos são todos aqueles que não aceitam que verdadeiros marginais, confessos e que são pegos em flagrante fiquem impunes.

Quem não consegue viver em sociedade, viver em fraternidade, aceitar a convivência sem invejas e desejar o bem do próximo, sem cometer ilegalidades. Merece cadeia.