sábado, 3 de janeiro de 2009

Apagão total na virada

No Flanar, postado por Carlos Barreto

Em Mosqueiro, quem pretendeu virar o ano com alguma tranquilidade, se decepcionou. E muito.
Por volta de 9:45 h do dia 31, faltou energia elétrica em toda a ilha, seguida, algumas horas depois, pela falta de água.
Sobrou energia para os motoristas e seus sons automotivos hiper-super dimensionados, tomarem de assalto a orla da ilha e gerar um ruído indescritível (onde predominava aquela batida de aparelhagens). O som do caos no mais alto volume, que se estendeu por toda a madrugada até por volta de 6 hs do dia primeiro de janeiro.
Traduzindo, fomos obrigados a fazer a ceia à luz de lanternas, e depois não podíamos lavar as mãos ou tomar banho. E nem dormir.
E a Rede Celpa fechou a "roubada" toda com chave de ouro, normalizando o fornecimento de energia elétrica já por volta de 4 h da madrugada. Ou seja, levou entre 5 a 6 horas para restabelecer a normalidade.
Os prejuízos para os barraqueiros e donos de restaurantes, - alguns com réveillons agendados e programados - foram grandes. A cerveja esquentou e as cozinhas fecharam cedo, sem água.
Concluindo, Mosqueiro na virada? Nunca mais!

Um comentário:

Anônimo disse...

Algumas organizções sociais da ilha fizeram um esforço danado para convencer algumas autoridades a fazer um pequeno investimento que pudesse fortalecer alguns eventos na ilha que estavam condenados, pela falta deste investimento, a acabar. Conseguimos nos últimos 5 anos fortalecer o Reveillon como um evento que gerasse renda para a população local. Observamos que a presença de um segmento que consome tem sido marcante nestes anos. A festa da virada na orla tem se transformado em uma tradição onde os comerciantes locais fazem um grande investimento. o papel da Agencia Distrital e da
Polícia é tão somente o de organizar um pequeno palco com fogos e garantir a segurança da população. o custo é baixissimo e o benefício é elevado. Infelizmente neste ano a Prefeitura através da Saaeb, o Estado através da Cosampa e a Rede Celpa jogaram este investimento na lata do lixo. Na área da vila e maracajá faltou água por todo o dia 31 e primeiro de janeiro pois a instituição Saaeb resolveu fazer a manutenção do sistema exatamente no dia 31 o que ocasionou um grande problema em todo o sistema de abastecimento. hoje, dia 04 de janeiro, a população local e os visitantes que insistem em permanecer na ilha ainda reclaman da falta do liquido precioso. Uma Vergonha. Vergonha mesmo fez a Celpa que até hoje não apresentou uma justificativa para a falte de energia. o comerciante preparou a ceia, contratou garçon, segurança, DJ, decorou o ambiente, alugou o som e, para seu desespero e frustração, foi presenteado com a incompetencia da Rede Celpa. Graças ao bom Deus a ilha continua bela com seus encantos e sua história. Faço este comentário apelando ao Flanar e ao Espaço Aberto para não entrarem nesta campanha de "Mosqueiro Nunca Mais'. A incompetencia dos Gestores não pode ser motivo para penalizar a população local que precisa desesperadamente da presença de visitantes para continuarem ganhando a vida. um abraço.
Paulo Roberto